Índice Zara: Vestido na C&A (CEAB3) pode custar mais que o dobro da Shein; veja
De acordo com o Índice Zara, presente em um relatório produzido por analistas de equity research do BTG Pactual (BPAC11), comprar na Shein é 70% mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos (EUA), mas é 33% mais barato que na C&A (CEAB3).
O índice analisa o preço de 12 produtos da Zara em 54 países, usando os mesmos produtos de edições passadas para comparação.
Em 2023, os produtos da gigante de fast-fashion eram 1% mais caros no Brasil do que nos EUA. Com a valorização de 9% do real frente ao dólar, este ano está 3% mais caro comprar na Zara.
Comprar roupas no Brasil continua difícil, com os preços das peças entre os mais caros do mundo. Em 2014 era pior, com o índice medindo uma diferença de 21% entre o preço do vestuário brasileiro e o americano, porém.
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No exterior, comprar roupas na Zara é mais barato na Espanha e Portugal, por conta das instalações de produção e subcontratações para fábricas nesses países.
Shein aparece como gigante do varejo
Empresas como Shein e Shopee conseguiram marcar presença no mercado brasileiro através da atração de vendedores locais, realizando estratégias de marketing locais e testando lojas pop-up.
Também de acordo com o relatório, a atuação dessas empresas foi beneficiada pela velocidade de lançamento no mercado, o uso de redes sociais e os preços baixos.
Entretanto, um empecilho para a Shein continua sendo a tributação. No futuro, o aumento nos impostos pode fazer com que a chinesa tenha que competir nas mesmas competições que as lojas de varejo do Brasil.
Em comparação com outras lojas conhecidas nacionais, comprar na Shein é 28% mais barato que na Renner e 31% mais barato que na Riachuelo.
Por exemplo, o índice compara peças de roupas entre as marcas. Enquanto um vestido é vendido na Shein por R$ 40, ele pode ser encontrado por R$ 90 na C&A, R$ 120 na Riachuelo, e R$ 80 na Renner.
O relatório também cita empresas de vestuário para investir, afirmando que Vivara (VIVA3), Track&Field (TFCO4) e Arezzo (ARZZ3) são boas escolhas pois “combinam momento de curto prazo, exposição à recuperação mais rápida do consumo pelas famílias de mais alta renda, propostas omnichannel e perspectivas de crescimento de longo prazo ainda decentes”.