Moedas

Índice dólar sobe enquanto votações deixam o Brexit no limbo

28 mar 2019, 8:41 - atualizado em 28 mar 2019, 8:41
Moeda estava um pouco mais forte nesta quinta-feira(Pixabay)

Por Investing.com

O dólar estava um pouco mais forte no início do pregão na Europa na quinta-feira, enquanto sinais de que a fraqueza econômica global forçam uma retirada de ativos mais arriscados.

Enquanto isso, a libra ficou estável após uma onda de votações no Brexit que – mais uma vez – não deixou claro o destino final do Reino Unido.

A Câmara dos Comuns do Reino Unido votou contra todas as oito alternativas para o acordo de divórcio da primeira-ministra Theresa May na noite de ontem em Londres. A moção que mais se aproximou da aprovação – que defendeu um segundo referendo – fracassou principalmente porque os legisladores trabalhistas da oposição desafiaram as instruções de sua própria liderança para votar nela, temendo uma reação dos eleitores que votaram pela saída três anos atrás.

Brexit
A câmara dos comuns votou contra todas as propostas de acordo e Brexit segue em impasse (Imagem: Pixabay)

O acordo de May ainda não tem apoio suficiente para impor maioria, mesmo que ela tenha conseguido resgatar alguns dissidentes proeminentes em seu próprio partido, prometendo renunciar como líder se eles o apoiassem.

Como tal, o resultado padrão é ainda que o Reino Unido deixe a UE em 12 de abril sem um acordo. No entanto, a libra esterlina se recusou a entrar em pânico, e às 5h00 estava de volta a US$ 1,3154 contra o dólar e 1,1702 contra o euro, tendo mergulhado brevemente após a votação.

Ieuro está estável em relação ao dólar em US$ 1,1250, testando uma baixa de duas semanas. O índice dólar, que mede a força da moeda norte-americana em comparação com a cesta das seis principais moedas, ficou em 96,535, alta de 0,3% em relação aos últimos negócios nos EUA na quarta-feira.

Em outros lugares, as moedas dos mercados emergentes, mais vulneráveis, estão mostrando sinais crescentes de tensão depois que uma onda de dados econômicos fracos dos principais mercados foi seguida por comentários ansiosos das autoridades do banco central. O dólar subiu mais de 3% em relação à lira turca no início do pregão, uma vez que os esforços do banco central para conter as vendas a descoberto offshore conseguiram apenas atrair mais ataques especulativos. O banco central turco está sob pressão para manter a moeda estável antes das eleições municipais neste fim de semana.

O dólar também está subindo em relação ao rand sul-africano e atingiu uma alta de seis meses contra o real brasileiro além de um novo recorde de alta contra o peso argentino na quarta-feira.