Índice dólar mantém ganhos enquanto investidores buscam porto seguro
O dólar estava flutuando perto das altas de dois anos contra uma cesta de moedas nesta quinta-feira, uma vez que preocupações persistentes sobre as tensões comerciais globais levaram os investidores a buscar refúgio em ativos portos seguros.
Com a disputa comercial entre os EUA e a China não dando sinais de que vai se atenuar as preocupações de que o crescimento econômico global seja atingido pairou sobre os mercados financeiros nas últimas sessões, levando à crescente aversão ao risco.
O índice dólar ficou em 98,062 por volta das 7h55, não muito longe de uma alta de dois anos de 98,371 alcançada há uma semana. O índice subiu mais de 2% no ano.
“As perspectivas de crescimento global, e qualquer obstáculo proveniente da disputa comercial persistente, continuam sendo questões-chave para os mercados”, disse Michael McCarthy, estrategista-chefe de mercado da CMC Markets, com sede em Sydney.
“Os dados nas próximas vinte e quatro horas têm potencial para confirmar ou dissipar a melancolia”, escreveu ele em nota.
Guerra comercial
No mais recente sinal de que a disputa comercial está longe de terminar, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Zhang Hanhui, disse na quinta-feira, que provocar disputas comerciais é o “terrorismo econômico puro”, aumentando a retórica contra os EUA.
Essa declaração veio um dia depois de os jornais chineses terem advertido que Beijng poderia usar as exportações de terras raras para revidar depois que o presidente Donald Trump disse que “ainda não está pronto” para fazer um acordo comercial.
Os investidores estavam voltando sua atenção para a segunda estimativa de crescimento no primeiro trimestre nos EUA, que deve ser divulgado no final do dia e o relatório semanal sobre pedidos de auxílio-desemprego.
“Como é improvável que os Estados Unidos entrem em recessão em breve, há uma probabilidade de que o sentimento de risco melhore com base na força da economia”, disse Ayako Sera, estrategista de mercado do Sumitomo Mitsui Trust Bank.
Outros fatores
O dólar manteve-se estável mesmo após o rendimento da referência, o Título do Tesouro americano com vencimento em 10 anos atingir valores tão baixos quanto 2,210% durante a noite, o valor mais baixo desde meados de setembro de 2017.
O status de dólar como moeda de reserva mundial tende a atrair ofertas de porto seguro em tempos de turbulência nos mercados e tensões políticas. O rendimento de 10 anos foi de 2,282%.
O dólar também foi sustentado pela fraqueza do euro em novos sinais de tensão política entre a Itália e a União Europeia.
A Comissão Europeia escreveu na quarta-feira ao governo italiano pedindo que ele explicasse a deterioração das finanças públicas do país, preparando o terreno para um possível confronto.
Demais moedas
A moeda única ficou em 1,1124, recuperando-se um pouco depois de cair 0,8% em três sessões consecutivas perdedoras.
O dólar australiano subiu 0,2% para 0,6930.
O dólar subiu contra o iene em 109,81, cerca de 0,5% acima da mínima de três meses de 109,02 registrada em 13 de maio.
– Reuters contribuiu com esta reportagem