Índice dólar continua subvalorizado depois dos dados do IPP
O dólar dos EUA ficou estável nesta sexta-feira, uma vez que um leve aumento no núcleo da inflação não conseguiu dissuadir as expectativas de que o Federal Reserve reduziria as taxas no final de julho.
O índice dólar, que mede a força do dólar norte-americano em comparação com uma cesta das seis principais moedas, recua 0,2%, para 96,472.
O presidente do Fed, Jerome Powell, em depoimento perante o Congresso nesta semana, disse aos legisladores que o banco central está preocupado com a inflação fraca e outras incertezas. Espera-se que o Fed reduza as taxas em 25 pontos base em sua próxima reunião de política no final do mês.
Enquanto isso, os dados do núcleo da inflação subiram em junho, apontando para um ganho moderado nos preços de varejo.
Isso confirma os dados de quinta-feira que mostraram que os preços implícitos ao consumidor aumentaram em junho para uma alta de quase um ano e meio. Ainda assim, os sinais de recuperação da inflação não diminuíram a esperança de que o Fed reduza as taxas.
O dólar norte-americano cai em relação ao iene, com queda de 0,55% para 107,90, no par USD/JPY. O euro está estável, com o par EUR/USD em 1,1268 e o par USD/CAD caindo 0,27%, para 1,3037, enquanto o par GBP/USD avançava 0,35%, para 1,2563.