Moedas

Índice dólar cai levemente, mas sobe contra lira turca

08 jul 2019, 9:48 - atualizado em 08 jul 2019, 9:57
Índice se valorizou diante da lira turca após demissão anunciada por Erdogan (Imagem: Pixabay)

Por Investing.com

dólar caiu um pouco nas negociações do início da manhã na Europa, mas manteve a maior parte dos ganhos que registrou após o fortalecimento de sexta-feira, um relatório de emprego mais forte que o esperado obrigou a repensar a trajetória futura da taxa de juros do Federal Reserve.

O maior movimento do dólar foi contra a lira turca, a moeda estadunidense sobe quase 1,71% depois que o presidente Recep Tayyip Erdogan retirou o presidente do banco central no final de semana. Sua decisão reviveu preocupações sobre a segurança da lira, dada sua pressão anterior sobre o banco central para cortar as taxas de juros, apesar de uma taxa de inflação anual que ainda estava superior a 15% em junho.

Mais amplamente, a demissão de Cetinkaya é uma ilustração da pressão política sobre os bancos centrais em todo o mundo à medida que a economia desacelera sob a influência de disputas comerciais entre os EUA e seus maiores parceiros comerciais. Outra ilustração dessa tendência virá na quarta e na quinta-feira, quando o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, testemunhar perante o Congresso.

euro está em US$ 1,1223, efetivamente inalterado em relação ao fechamento de sexta-feira na Europa. A moeda única permaneceu sob pressão depois que os dados de maio da produção industrial alemã foram mais fracos do que o esperado – embora o número não tenha sido tão chocante quanto a queda maior em pedidos de fábrica relatado na sexta-feira.

Em outros lugares, o banco central francês cortou sua estimativa para o crescimento do segundo trimestre na França de 0,3% para 0,2%, citando uma desaceleração na indústria. A França tem sido um relativo ponto positivo na economia da zona do euro este ano, já que a demanda dos consumidores se manteve graças às concessões do presidente Emmanuel Macron ao movimento de protesto dos “coletes amarelos”.

Enquanto isso, a libra esterlina ainda estava lutando em US$ 1,2524, como surgiu que Boris Johnson, que promete tirar o Reino Unido da UE em 31 de outubro mesmo sem arranjos transitórios para diminuir o choque, parece estar em curso para uma clara vitória no concurso de liderança do Partido Conservador.

índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, ficou em 96,857, um pouco abaixo do final da sexta-feira.

investing@moneytimes.com.br
Leia mais sobre: