Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Índice dólar cai levemente, mas sobe contra lira turca

Investing.com Brasil - 08/07/2019 - 9:48
Índice se valorizou diante da lira turca após demissão anunciada por Erdogan (Imagem: Pixabay)

Por Investing.com

dólar caiu um pouco nas negociações do início da manhã na Europa, mas manteve a maior parte dos ganhos que registrou após o fortalecimento de sexta-feira, um relatório de emprego mais forte que o esperado obrigou a repensar a trajetória futura da taxa de juros do Federal Reserve.

O maior movimento do dólar foi contra a lira turca, a moeda estadunidense sobe quase 1,71% depois que o presidente Recep Tayyip Erdogan retirou o presidente do banco central no final de semana. Sua decisão reviveu preocupações sobre a segurança da lira, dada sua pressão anterior sobre o banco central para cortar as taxas de juros, apesar de uma taxa de inflação anual que ainda estava superior a 15% em junho.

Mais amplamente, a demissão de Cetinkaya é uma ilustração da pressão política sobre os bancos centrais em todo o mundo à medida que a economia desacelera sob a influência de disputas comerciais entre os EUA e seus maiores parceiros comerciais. Outra ilustração dessa tendência virá na quarta e na quinta-feira, quando o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, testemunhar perante o Congresso.

euro está em US$ 1,1223, efetivamente inalterado em relação ao fechamento de sexta-feira na Europa. A moeda única permaneceu sob pressão depois que os dados de maio da produção industrial alemã foram mais fracos do que o esperado – embora o número não tenha sido tão chocante quanto a queda maior em pedidos de fábrica relatado na sexta-feira.

Em outros lugares, o banco central francês cortou sua estimativa para o crescimento do segundo trimestre na França de 0,3% para 0,2%, citando uma desaceleração na indústria. A França tem sido um relativo ponto positivo na economia da zona do euro este ano, já que a demanda dos consumidores se manteve graças às concessões do presidente Emmanuel Macron ao movimento de protesto dos “coletes amarelos”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Enquanto isso, a libra esterlina ainda estava lutando em US$ 1,2524, como surgiu que Boris Johnson, que promete tirar o Reino Unido da UE em 31 de outubro mesmo sem arranjos transitórios para diminuir o choque, parece estar em curso para uma clara vitória no concurso de liderança do Partido Conservador.

índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, ficou em 96,857, um pouco abaixo do final da sexta-feira.

Leia mais sobre: Câmbio, Dólar, Moedas, Turquia

Última atualização por Bruno Andrade - 08/07/2019 - 9:57