Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Índice dólar cai contra o iene em meio às tensões comerciais

Investing.com Brasil - 06/06/2019 - 8:06
Dolar
O dólar norte-americano cai em relação ao iene nesta quinta-feira (Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Por Investing.com

O dólar norte-americano cai em relação ao iene nesta quinta-feira, com a demanda por refúgio seguro continuando a ser sustentada em meio a tensões comerciais, já que os investidores esperam pela decisão política mais recente do Banco Central Europeu no final do dia.

dólar recua 0,24% em relação ao iene, para 108,19, devolvendo uma grande parte dos ganhos feitos durante a noite.

Continua depois da publicidade

Autoridades mexicanas se reuniram com seus colegas norte-americanos para negociações em Washington na quarta-feira, com vistas a evitar tarifas dos EUA sobre produtos mexicanos na semana que vem, embora não houvesse sinais imediatos de um avanço.

Em um movimento que poderia aprofundar o conflito comercial de Washington com seus parceiros, o presidente dos EUA, Donald Trump, inesperadamente disse ao México na semana passada que adotasse uma linha mais dura para conter a imigração ilegal ou enfrentaria tarifas de 5% sobre todas as suas exportações para os EUA.

“O dólar subiu contra o iene anteriormente, devido a especulações de que as negociações entre os EUA e o México produziriam resultados positivos, mas voltaram às manchetes dizendo que um acordo não havia sido alcançado”, disse Shinichiro Kadota, estrategista sênior do Barclay’s em Tóquio. “O ponto focal hoje será no BCE e como o Draghi poderia ser”.

O BCE tomará sua decisão de política monetária ainda nesta quinta-feira. O banco central tentará dar um impulso à zona do euro e pode até preparar o terreno para mais ações ainda este ano, à medida que uma escalada da guerra comercial global desfaz os benefícios de anos de estímulo monetário.

O BCE tomará sua decisão de política monetária ainda nesta quinta-feira (Wikimedia Commons)

O presidente do BCE, Mario Draghi, deve manter a orientação sobre a possibilidade de mais estímulo.

euro foi ligeiramente superior a 1,1235, depois de recuar 0,3% na quarta-feira.

O peso mexicano, já sobrecarregado com preocupações comerciais, sofreu uma queda depois que a agência de classificação de risco Fitch rebaixou sua classificação de dívida soberana na quarta-feira para BBB, se aproximando do status de junk, enquanto a Moody mudou a perspectiva do país de estável para negativo.

peso mexicano cai para 19,7085 por dólar, recuando em direção a uma baixa de cinco meses de 19,8800 alcançado na segunda-feira.

índice dólar comparado com uma cesta de seis principais moedas ficou pouco alterado em 97,178, depois de ter subido 0,25% no dia anterior, afastando-se de uma baixa de dois meses de 96,749.

O índice do dólar caía em direção à uma baixa de dois meses, já que os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA caíram drasticamente esta semana na aversão ao risco dos investidores e, aumentaram as perspectivas do Federal Reserve (Fed) cortar as taxas de juros.

– Reuters contribuiu para esta matéria

Leia mais sobre: Dólar, EUA, Euro, Moedas
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você