Consumo

Índice de confiança do consumidor recua 0,4 ponto em outubro, mostra FGV

25 out 2022, 8:24 - atualizado em 25 out 2022, 8:24
Inflação Consumo
A acomodação do indicador do consumo também foi influenciada pela piora das expectativas (Imagem: David Paul Morris/Bloomberg)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou recuo de 0,4 ponto em outubro, para 88,6 pontos no mês, conforme apontou o FGV Ibre.

Na métrica trimestral, o indicador continua avançando 3 pontos, a 87,1 pontos, influenciado pela alta nos quatro meses anteriores, mostrou a pesquisa.

A confiança dos consumidores acomoda em patamar próximo ao período pré-pandemia, depois dos últimos meses de alta, avalia Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

Viviane apontou uma mudança de comportamento no indicador, devido à melhora das avaliações sobre o momento atual influenciada pelos consumidores de menor poder aquisitivo e uma revisão das expectativas para os próximos meses dos consumidores com maior poder aquisitivo.

“É possível que esse resultado esteja sendo influenciado pelo efeito das transferências de renda, redução da inflação pelo terceiro mês consecutivo e crescimento dos postos de trabalho”, conta a coordenadora da pesquisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ampliação

A acomodação do indicador do consumo também foi influenciada pela piora das expectativas para os próximos meses.

O Índice de Expectativas (IE) recuou 1,5 pontos, para 98,7 pontos, após quatro altas consecutivas.

Enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,2 ponto, para 74,5 pontos, maior nível desde março de 2020 (76,1 pontos), embora ainda continue baixo em termos históricos.

Entre os quesitos relacionados a expectativas, o quesito que mais contribuiu para a queda no mês foi o que mede o otimismo das famílias com a evolução da situação financeira nos próximos seis meses.

O indicador recuou 2,7 pontos, para 98,1 pontos, após acumular alta de 19,5 pontos nos quatro meses anteriores.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Saiba mais! HENRIQUE MEIRELLES FALA SOBRE POLÍTICA ECONÔMICA E UMA POSSÍVEL VOLTA AO GOVERNO!

Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.