Índice de confiança da indústria do Brasil registra 6ª queda consecutiva, diz FGV
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu pelo sexto mês consecutivo, 1,7 ponto em janeiro, para 98,4 pontos, menor nível desde julho de 2020 (89,8 pontos), conforme divulgação nesta quinta-feira (27)
Em médias móveis trimestrais, manteve a tendência negativa ao cair 2,3 pontos.
“O setor industrial inicia 2022 com queda disseminada da confiança entre os segmentos, pesando sobre esse resultado as incertezas em decorrência do aumento nos casos de Covid-19 que tem levado a reduções no quadro de funcionários e a ampliação das restrições em por países que sentiram o recrudescimento da pandemia ”, comenta Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE.
O resultado do mês foi influenciado por uma piora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das perspectivas para os próximos meses
Tanto as projeções sobre o ritmo da atividade produtiva, quanto sobre a evolução da demanda foram comprometidas, avalia a economista.
“A sequência de quedas não é observada desde 2014, quando foram registrados 8 meses consecutivos de retração. A redução gradual dos gargalos que vêm pressionando a indústria, como a escassez de insumos, podem colaborar para a recuperação do setor no decorrer de 2022”, completa.