Índice de Clima Econômico cai no Brasil e na América Latina, segundo FGV
No terceiro trimestre, o Índice de Clima Econômico (ICE) recuou tanto no Brasil quanto na América Latina. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), no caso brasileiro, o índice recuou 8,2 pontos, totalizando 54,5.
A queda veio após alta de 4,5 pontos entre o primeiro e o segundo trimestre. Apesar de o Indicador da Situação Atual (ISA) do país ter avançado 12,9 pontos, de 30 para 42,9, o Indicador das Expectativas (IE) afundou 33,3 pontos – 100 para 66,7.
Na América Latina, o ICE caiu 12,6 pontos, passando de 67,3 pontos para 54,7 pontos. Os dois indicadores-componentes registraram queda em relação ao trimestre anterior: o IE recuou 21,7 pontos, para 65,5 pontos; já o ISA caiu 4,5 pontos, passando de 48,8 pontos para 43,3 pontos.
A piora nas expectativas acende um sinal de alerta, pois indica que os especialistas esperam uma desaceleração econômica para os próximos meses.
Países
Apesar da queda no indicador brasileiro, o Brasil teve o quarto melhor desempenho entre os dez países pesquisados na América Latina. Ele ficou atrás do Paraguai (com alta de 9,9 pontos), Bolívia (1,7 ponto) e Equador (queda de 1,6 ponto).
No ranking de pontuação, o Brasil ficou em sexto lugar: à frente da Argentina (25,8 pontos), Chile (36,2), México (48,7) e Peru (49,7).
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!