Mercados

Índice de ações brasileiras despenca 3,6% em Nova York

20 nov 2018, 20:08 - atualizado em 20 nov 2018, 20:11

Após resistiu à forte queda das bolsas no exterior na segunda-feira (19), os papéis brasileiros recuaram em Nova York neste feriado da Consciência Negra que deixou fechada a Bovespa, em São Paulo. O índice Dow Jones Brazil Titans despencou 3,6%, para 21.966 pontos. O desempenho acompanhou a forte desvalorização dos mercados americanos.

Os ativos da Petrobras, que representam as ações preferenciais, despencaram 5,86%. A Vale recuou 4,42% e a Gerdau retrocedeu 4,31%. No setor financeiro, o Itaú Unibanco perdeu 3,36%, Santander Brasil -2,51% e o Bradesco -4,59%. A Embraer registrou uma leve baixa de 1,12%.

No encerramento em Nova York, o Índice Dow Jones Industrial Average perdeu 2,21%, enquanto o Índice S&P 500 recuou 1,82%, e o Índice NASDAQ Composite recuou 1,70%. O pior desempenho da sessão foi das ações da Apple, que caíram 4,78%. Goldman Sachs recuou 3,47% e a Walt Disney diminuiu 3,08%.

Os investidores com dúvidas em torno da desaceleração do crescimento global, das relações comerciais entre os EUA e a China, e sobre aumento constante das taxas de juros que podem continuar no próximo ano. Essas dúvidas se acumularam para induzir os temores de que estamos chegando mais perto do fim da atual expansão econômica.

Vale lembrar que os mercados americanos estarão fechados na quinta-feira para o Dia de Ação de Graças.

Internacional

No encerramento em Frankfurt, o Índice DAX recuou 1,58%, alcançando novo nível recorde mínimo de 52 semanas. Em Paris, o Índice CAC 40 recuou 1,21%, alcançando novo nível recorde mínimo de 52 semanas. Na China, o Índice Shanghai Composite recuou 2,13%, enquanto o Índice SZSE Component perdeu 2,83%. No encerramento em Tóquio, o Índice Nikkei 225 caiu 1,09%.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.