Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) sobe, enquanto mercado digere balde de água fria do payroll e varejista caindo 2%; veja os indicadores desta sexta (08)

08 dez 2023, 12:04 - atualizado em 08 dez 2023, 12:04
Ibovespa, Indicadores
Com o Ibovespa em alta, o foco entre os indicadores se deu aos dados do Payroll nos Estados Unidos (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco no payroll dos Estados Unidos, jogando um balde de água fria no mercado, enquanto saiem os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) na Alemanha.

Em Wall Street, os índices abriram em baixa com impulso de um crescimento mais forte do que o esperado nos dados de emprego payroll, além da queda na taxa de desemprego sinalizando resiliência no mercado de trabalho. Os resultados, diminuem as esperanças de que o Federal Reserve corte as taxas de juros no início do próximo ano.

Por volta de 11h58, o Ibovespa (IBOV) subia 0,38% a 126.485 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 subia tímido 0,02%, Dow Jones 0,08% e Nasdaq caia 0,26%.

O papel da São Martinho (SMTO3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 2,35%, enquanto o Pão de Açúcar (PCAR3) lidera em altas, com +2,70%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta sexta-feira (08)

Brasil

Barômetro Global Antecedente, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre), subiu 3,3 ponto em dezembro, atingindo 105,9 pontos, seu maior nível desde setembro de 2021 (108,4). Dessa forma, o índice indica a “continuidade de uma fase de aceleração, ainda que lenta, do crescimento mundial ao longo do segundo semestre”, segundo o relatório.

Já o Barômetro Global Coincidente sobe 1,5 pontos, para 91,8 esse mês. Com esses resultados, a diferença entre os dois Barômetros Globais é de 14,1 pontos, a maior desde março de 2021 (17,1).

Estados Unidos

Segundo o relatório de emprego (payroll), medido pelo Departamento do Trabalho do país, foram criadas 199 mil vagas em novembro.

O resultado ficou acima da expectativa do mercado de criação de 180 mil postos de trabalho. Além disso, os dados do payroll de novembro ficaram acima do ritmo da leitura do mês anterior.

Europa

Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) apontou baixa de 0,4% em novembro, ante 0,0% no mês anterior. Segundo o Departamento de Estatísticas (Destatis), o índice avança 3,2% na comparação anual, ante os 3,8% em outubro.

* Com dados da Reuters