Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) sobe em meio à queda na confiança da indústria; veja os indicadores desta quarta (27)

27 set 2023, 12:11 - atualizado em 27 set 2023, 12:11
Indicadores
Entre os indicadores, o foco se deu à queda no índice de confiança da indústria e aos dados de empréstimos bancários (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao Índice de Confiança da Indústria de setembro, no qual houve queda e atingiu o pior nível desde julho de 2020.

Além disso, saíram os dados de empréstimos bancários, mediados pelo Banco Central, e o relatório de Atividade das Refinarias de Petróleo nos Estados Unidos.

Em Wall Street, os índices abriram em alta, com impulso da queda dos rendimentos dos Treasuries impulsionando as megacaps. Os investidores também aguardam os desdobramentos de um projeto de lei de financiamento dos EUA e dados de inflação para avaliar as perspectivas do Federal Reserve.

Por volta de 12h, o Ibovespa (IBOV) caía 0,43%, a 114.684 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caía a 0,13%, Dow Jones a 0,30% e Nasdaq fica no zero a zero, com um tímido -0,01%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (27)

Brasil

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) caiu 0,4 ponto em setembro, indo de 91,4 pontos em agosto, para 91,0 pontos.

Com esse resultado, o índice atingiu o pior nível desde julho de 2020 (89,8 pontos), e em médias móveis trimestrais, caiu 1,0 ponto, para 91,4 pontos.

O Índice Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos empresários sobre o momento presente da indústria, registrou uma alta de 1,2 ponto, para 89,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,0 pontos, para 92,4 pontos, atingindo o pior resultado desde fevereiro de 2023 (91,4 pontos).

Além disso, saíram os dados de empréstimos bancários, mediados pelo Banco Central (BC). As concessões de empréstimos subiram 9,4% no mês de agosto, enquanto o estoque total de crédito avançou 1,1%, a R$ 5,524 trilhões.

O spread bancário, que mede a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, desacelerou em 32,3 pontos percentuais nos recursos livres, ante 32,5 pontos em julho.

Estados Unidos

O relatório de Atividade das Refinarias de Petróleo pela EIA apontou que os estoques comerciais diminuíram 2,2 milhões de barris em relação à semana anterior. Já em Cushing, Oklahoma, houve um aumento de 943 mil de barris. Por outro lado, os estoques totais de gasolina aumentaram 1,0 milhão, enquanto os estoques de destilados aumentaram 0,4 milhão.

* Com dados da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar