Ibovespa (IBOV) sobe em meio à queda do Monitor do PIB; veja os indicadores desta quarta (20)
Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao Monitor do PIB, apurado pelo FGV Ibre e que apresentou queda no mês de julho. Além disso, saíram os dados de CPI e PPI na Europa, e os dados das Refinarias de Petróleo nos Estados Unidos.
Em Wall Street, os índices abriram em alta com o impulso dos rendimentos dos Treasuries recuando antes de uma provável pausa no aperto da política monetária do Federal Reserve.
Por volta de 12h, o Ibovespa (IBOV) avançava a 1,02%. Já em Wall Street, S&P 500 subia a 0,20%, Dow Jones a 0,47% e Nasdaq caía a 0,14%.
- A Super Quarta chegou: Qual será o tamanho da tesoura de Campos Neto? Veja o que esperar das decisões do Copom e Federal Reserve hoje e como preparar seus investimentos para aproveitar o cenário. É só clicar aqui para assistir!
Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (20)
Brasil
O Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre), apontou uma queda de 0,3% no mês de julho, considerando-se dados com ajuste sazonal. Já na comparação anual, a economia aumentou 1,8% em julho, enquanto no trimestre móvel cresceu 2,7%.
Estados Unidos
O relatório de Atividade das Refinarias de Petróleo pela EIA, apontou que os estoques comerciais diminuíram 2,1 milhões de barris em relação à semana anterior. Já em Cushing, Oklahoma, houve uma queda de 2,064 milhões de barris. Por outro lado, os estoques de gasolina diminuíram 0,8 milhão, enquanto os estoques de destilados diminuíram 2,9 milhão.
Europa
Na Alemanha, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) aumentou 0,3% em agosto. Segundo o Departamento Federal de Estatística (Destatis), a taxa de variação em relação ao mesmo mês do ano passado foi de -6,0% em julho.
Na comparação anual, o índice caiu 12,6% no mesmo período do ano passado, atingindo um declínio alto desde o início da pesquisa em 1949.
No Reino Unido, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 0,3% em agosto, ante a queda de 0,3% em julho. Apesar da alta, ficou abaixo das projeções de avanço de 0,7%.
Na comparação anual, o índice subiu 0,5%, enquanto, na comparação dos 12 meses até agosto, houve um aumento de 6,7%, ficando abaixo dos 6,8% em julho.
* Com dados da Reuters.