Ibovespa (IBOV) sobe com projeção de inflação dentro da meta pela 1ª vez desde 2020; veja os indicadores desta segunda (16)
Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao Relatório Focus, no qual os economistas ouvidos pelo Banco Central reduziram a projeção de inflação para o ano. Além disso, saíram os dados do Índice Empire State de Atividade Industrial nos Estados Unidos.
Em Wall Street, os índices abriram em alta, com impulso do anseio pelos investidores sobre dados econômicos importantes e os resultados corporativos desta semana para obter pistas sobre a economia dos EUA, além de monitorarem também o conflito no Oriente Médio.
Por volta de 11h56, o Ibovespa (IBOV) subia 0,82% a 116.709 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 avançava 1,14%, Dow Jones 1,11% e Nasdaq 1,14%.
- Corrida pela sustentabilidade pode virar o jogo para o Banco do Brasil (BBAS3)? Entenda no Giro do Mercado se vale a pena ter as ações do banco:
Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta segunda-feira (16)
Brasil
Os economistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir as projeções para a inflação, após três semanas mantendo os números em 4,86%, segundo os dados do Relatório Focus. Agora, a expectativa é de que o ano feche em 4,75%.
Para o próximo ano, a projeção para o IPCA permanece em 3,88%. A Selic ao final de 2023 e 2024 continua em 11,75% e 9%, respectivamente.
Estados Unidos
O Índice Empire State de Atividade Industrial apontou uma desaceleração em Nova York. Segundo a pesquisa de Manufatura do Empire State, apurada de acordo com as empresas no período de 2 a 10 de outubro, o índice de negócios caiu 7,0 pontos esse mês, indo para -4,6 pontos, ante a prévia de -3.
Europa
Na Alemanha, o Índice de Preços no Atacado (WPI, na sigla em alemão) subiu 0,2% em setembro, ante +0,2% em agosto. Segundo o Serviço Federal de Estatística (Destatis), o índice caiu 4,1% na comparação anual.
Ásia
No Japão, a Produção Industrial desacelerou 0,7% em setembro, atingindo a margem de 103,1 pontos em dados com ajuste sazonal. Na comparação anual, o índice variou -4,4%.
* Com dados da Reuters