Ibovespa (IBOV) sente o susto dos mercados e despenca após payroll; veja os indicadores desta sexta (6)
Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao payroll nos Estados Unidos, além dos mais recentes dados do IGP-DI, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).
Em Wall Street, os índices abriram em baixa com impulso do relatório de empregos nos EUA, que aprofundou os temores de que a taxa de juros do Federal Reserve possa permanecer elevada por um longo período.
Por volta de 11h51, o Ibovespa (IBOV) caía 0,95%, a 112.212 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caía 0,14%, Dow Jones 0,15% e Nasdaq ficava no zero a zero, com um tímido +0,08%.
- MERCADOS EM PÂNICO COM PAYROLL: Dados dos Estados Unidos acendem alerta nas bolsas do mundo inteiro, clique aqui e saiba como o índice impacta o mercado brasileiro e seus investimentos no Giro do Mercado desta sexta-feira (06).
Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta sexta-feira (06)
Brasil
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,45% em setembro, ante 0,05% em agosto. Enquanto o índice acumula variação de -4,88% no ano, o período de 12 meses acumula -5,34%.
Na comparação anual, o índice caía 1,22% em setembro e acumulava +7,94% em 12 meses.
Nas composições do IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do indicador geral, apontou variação de 0,51% em setembro, ante 0,10% em agosto.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do indicador geral, apontou alta de 0,27% em setembro, ante a queda de 0,22% em agosto.
Por fim, o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), que forma 10% do indicador geral, apontou uma variação de 0,34% em setembro, ante 0,17% em agosto.
Estados Unidos
Segundo o relatório de emprego (payroll) dos EUA, medido pelo Departamento do Trabalho, foram criadas 336 mil vagas em setembro.
O resultado ficou bem acima da expectativa do mercado de criação de 170 mil postos de trabalho. Os dados do payroll de setembro também bateram o ritmo das vagas na leitura do mês anterior.
* Com dados da Reuters.