Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) opera estável, enquanto petroleira cai 4%; veja os indicadores desta segunda (27)

27 nov 2023, 12:33 - atualizado em 27 nov 2023, 12:33
Ibovespa, Indicadores
Com o Ibovespa em alta, o foco entre os indicadores se deu ao mais recente Relatório Focus e aos índices INCC-M e ICST (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao mais recente Relatório Focus, medido pelo Banco Central, e aos índices INCC-M e ICST, apurados pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

Em Wall Street, os índices abriram com pouca variação antes de uma leitura importante de inflação, e de comentários de autoridades de política monetária do Federal Reserve nesta semana.

Por volta de 12h16, o Ibovespa (IBOV) operava no zero a zero, com um tímido +0,02% a 125.542 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caia 0,10%, Dow Jones recuava 0,08% e Nasdaq subia 0,01%.

O papel da 3R Petroleum (RRRP3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 4,45%, enquanto a Yduqs (YDUQ3) lidera em altas, com +8,08%.

  • Eletrobras que se cuide: Fusão entre Vibra (VBBR3) e Eneva (ENEV3) pode criar a terceira maior empresa de energia do Brasil, veja como isso impacta os investidores das empresas no Giro do Mercado desta segunda-feira (27), é só clicar aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta segunda-feira (27)

Brasil

Os economistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir as projeções para a inflação para este ano, após falas otimistas de Roberto Campos Neto ao longo da semana passada, dizendo que os preços estão em trajetória de queda e acenando para novos cortes na taxa básica de juros.

Segundo os dados do Relatório Focus, agora, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano feche em 4,53%, ante os 4,55% do levantamento passado. Para 2024, a projeção se manteve em 3,91%.

O Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) divulgou os resultados de novembro do Índice Nacional de Custo da Construção M (INCC-M) e do Índice de Confiança da Construção (ICST).

No caso do INCC-M, foi registrada uma variação de 0,10% este mês, apontando uma desaceleração leve frente ao aumento de 0,20% registrado em outubro. Já o ICST ficou relativamente estável, variando -0,1 ponto, e registrando a faixa dos 96,2 pontos. Na média móvel trimestral, o índice variou 0,1 ponto.

Estados Unidos

O Índice de Vendas de Casas Novas unifamiliares, apurado pelo Departamento de Comércio, registrou uma taxa anual sazonal ajustada de 679 mil unidades em outubro. O preço médio de venda das casas novas em outubro foi de US$ 409.300

Com esse resultado, o índice ficou 5,6% abaixo da taxa revisada de setembro, e 17,7% acima da estimativa de outubro de 2022, no qual foi registrado uma taxa de 577 mil unidades.

* Com dados da Reuters