Ibovespa (IBOV) opera em queda, após inflação a 4,86% ser mantida; veja os indicadores desta segunda (9)
Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao Relatório Focus, além dos dados do Índice de Tendência de Emprego nos Estados Unidos.
Em Wall Street, os índices abriram em baixa com o aprofundamento do conflito entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas agitando os mercados globais e empurrando os investidores para ativos mais seguros, enquanto os preços do petróleo subiam mais de 3%.
Por volta de 11h56, o Ibovespa (IBOV) caía 0,36% a 113.757 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caía 0,49%, Dow Jones 0,39% e Nasdaq desacelerava 0,85%.
- Conflito entre Israel e Hamas: Entenda como o cenário de guerra pode mudar o jogo para os mercados, e onde investir para proteger seus investimentos dos riscos geopolíticos. É só clicar aqui para assistir ao Giro do Mercado desta segunda-feira (9)!
Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta segunda-feira (09)
Brasil
Segundo os dados do Relatório Focus desta semana, os economistas consultados pelo Banco Central mantiveram as projeções para a inflação em 4,86% neste ano pela terceira vez.
As metas de inflação para 2023, 2024 e 2025 são de 3,25%, 3% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Para o próximo ano, a projeção para o IPCA subiu para 3,88%. A Selic ao fim de 2023 e 2024 continua em 11,75% e 9%, respectivamente.
Estados Unidos
O Índice de Tendência de Emprego (ETI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, apurado pelo Conference Board, apontou alta em dados revisados de agosto, de 114,16 pontos para 114,66 em setembro. Em resumo, quando o índice aumenta, é provável que o emprego também cresça e vice-versa, indicando assim que uma mudança na tendência de ganhos ou perdas de emprego está prestes a ocorrer nos próximos meses.
Europa
Na Alemanha, saíram os dados de Produção Industrial de agosto, no qual houve queda de 0,2%, segundo o Escritório Federal de Estatísticas.
* Com dados da Reuters