Ibovespa (IBOV) opera em baixa, após Focus revisar projeções para o IPCA; veja os indicadores desta segunda (13)
Na manhã desta segunda-feira (13), a agenda de indicadores acordou com foco ao mais recente Relatório Focus, antes do feriado ao meio da semana. Do lado internacional, saíram os dados de Projeção Econômica na Zona do Euro.
Em Wall Street, os índices abriram em baixa, com os investidores aguardando uma leitura crucial da inflação e outros dados econômicos desta semana, que poderão moldar as expectativas sobre por quanto tempo o Federal Reserve manterá as taxas de juros elevadas.
Por volta de 12h19, o Ibovespa (IBOV) caia 0,48% a 119.993 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caia 0,36%, Dow Jones recuava 0,10% e Nasdaq caia 0,46%.
O papel da B3 (B3SA3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 4,01%, enquanto a Totvs (TOTS3) lidera em altas, com +2,52%.
- Brasil tem a maior seca de IPOs em 25 anos: Até quando as empresas vão evitar a bolsa brasileira? Veja o que tem pesado para as companhias e o que esperar do cenário no Giro do Mercado desta segunda-feira (13):
Veja os indicadores que saíram na manhã desta segunda-feira (13)
Brasil
Os economistas consultados pelo Banco Central reduziram as projeções para a inflação para 2023. No entanto, para 2024, as expectativas estão piores.
Segundo os dados do Focus, agora, a expectativa é de que o IPCA feche o ano feche em 4,59%, ante os 4,63% do levantamento passado. Para 2024, a projeção passou de 3,91% para 3,92%.
Já o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, estudo realizado pela Stone em parceria com o Instituto Propague, apontou queda de 2,8% no setor do volume de vendas do varejo em outubro.
Segundo o relatório, esse resultado frustrou as expectativas prévias de melhora, divulgadas nos dados positivos do mês anterior.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
Europa
Na Zona do Euro, saiu o relatório de Projeções Econômicas, em que foi observada uma baixa no crescimento da União Europeia igualada ao crescimento para a ZE, em 2023 e 2024.
A inflação global deverá seguir em queda, em grande medida e em linha com as projeções passadas, da primavera.
“A UE evitou uma recessão no Inverno passado – um feito nada fácil, dada a magnitude dos choques que enfrentámos. No entanto, os múltiplos obstáculos que as nossas economias enfrentam este ano levaram a um dinamismo de crescimento mais fraco do que o projectado na Primavera”, afirma Paolo Gentiloni, Comissário para a Economia.
* Com dados da Reuters