Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) esfria em dia de IPCA e CPI nos EUA; veja os indicadores desta terça (12)

12 dez 2023, 12:08 - atualizado em 12 dez 2023, 12:08
Ibovespa, Indicadores
Com o Ibovespa em queda, o foco entre os indicadores se deu aos dados do IPCA de novembro, além do CPI dos Estados Unidos (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), além de atenção aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No internacional, também começou o primeiro dia da Reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), além de saírem os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, nos quais registrou alta no mês de novembro.

Em Wall Street, os índices S&P 500 e o Nasdaq tinham pouca variação na abertura após dados mais recentes de inflação deixando os investidores cautelosos.

Por volta de 12h00, o Ibovespa (IBOV) caia 0,57% a 126.194 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 caia 0,13%, Dow Jones caia tímido 0,06% e Nasdaq subia no zero a zero, com um tímido +0,03%.

O papel da Petrorecôncavo (RECV3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 2,35%, enquanto o Grupo Soma (SOMA3) lidera em altas, com +2,78%.

  • Sinal de alerta? Troca de CFO da Hapvida (HAPV3) preocupa o mercado; veja o quanto a mudança pode impactar nas ações da empresa,e se é hora de comprar ou vender, segundo analistas. É só clicar aqui:

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta terça-feira (12)

Brasil

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,28% em novembro — uma leve aceleração em relação à alta de 0,24% apurada em outubro.

O número ficou em linha com as expectativas do mercado, que também projetava avanço de 0,28% no mês.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA soma alta de 4,04% nos primeiros onze meses do ano. No acumulado de 2023, a inflação extrapola a meta do Banco Central, de 3,25%, mas se mantém dentro do teto de 4,75%.

Estados Unidos

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) voltou a apresentar alta em novembro. O CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 3,1% no confronto anual, ficando dentro das estimativas do mercado, que era de estabilidade.

O aumento anual dos preços ao consumidor desacelerou de um pico de 9,1% em junho de 2022, mas continua acima da meta de 2% do Fed.

Europa

Indicador ZEW de Sentimento Econômico da Alemanha, apontou um avanço de 3,0 pontos, atingindo 12,8 pontos em dezembro. A avaliação da situação econômica aumentou 2,7 pontos, situando-se em 77,1 pontos.

* Com dados da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar