Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) e Wall Street subindo lado a lado; veja os indicadores desta quarta (23)

23 ago 2023, 12:10 - atualizado em 23 ago 2023, 12:10
Indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai para os dados do PMI e ao segundo dia da reunião do Brics. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco aos dados do Índice de Gerente de Compras no internacional e ao segundo dia da reunião do Brics. Além disso, saíram os dados de vendas de casas novas e o relatório semanal dos estoques de petróleo nos Estados Unidos.

Em Wall Street, os índices abriram em alta com o foco na Nvidia (NVDC34), enquanto investidores esperam para ver se o resultado da fabricante de chips pode reacender um rali impulsionado pela inteligência artificial nas ações de crescimento de megacapitalização.

Por volta de 12h05, o Ibovespa (IBOV) disparava 1,12%. Já em Wall Street, S&P 500 subia 0,84%, Dow Jones 0,34% e Nasdaq decolava a 1,33%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta segunda-feira (21)

Estados Unidos

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto apontou uma desaceleração de 52,0 pontos em julho, para 50,4 em agosto, dessa forma atingindo sua maior queda desde novembro de 2022. Enquanto isso, o PMI Industrial caiu de 49,0 pontos em julho, para 47,0 em agosto, assim indo em direção ao seu 4º mês consecutivo em queda. Já o PMI de Serviços foi para 51,0 em agosto.

Ainda por aqui, o Índice de Vendas de Casas Novas acelerou em 4,4% no mês passado, o que na taxa ajustada sazonalmente, foi um aumento de 714 mil residências. Segundo o Departamento de Comércio, o preço médio em julho foi de US$ 436.700, uma queda de 8,7% em relação ao ano anterior no valor das casas novas.

Ao fim, o relatório de Atividade das refinarias de petróleo pela EIA, apontou que os estoques comerciais diminuíram 6,1 milhões de barris em relação à semana anterior. Já em Cushing, Oklahoma, houve um aumento de -3,133 milhões de barris. Por outro lado, os estoques de gasolina aumentaram 1,5 milhão, enquanto os estoques de destilados aumentaram 0,9 milhão.

Europa

Na Alemanha, o PMI Composto, realizado pela S&P Global, caiu de 44,7 pontos em julho, para 48,5 em agosto. Ficando abaixo da marca de 50 pontos, também atingiu o território de contração pelo 4º mês consecutivo, e o mais baixo desde novembro de 2020.

Segundo o S&P Global, o PMI de Serviços despencou, indo de 52,3 pontos em julho, para 47,3 em agosto. Assim caindo pela primeira vez em oito meses, desde novembro de 2022. Já o PMI Industrial registrou uma queda de 41,0 pontos em julho, para 39,7 em agosto, uma queda de quatro meses consecutivos.

Na Zona do Euro, o PMI Composto desacelerou de 48,6 pontos em julho, para 47,0 em agosto. Dessa forma, o índice ficou abaixo da marca de 50 pontos e atingiu seu nível mais baixo desde novembro de 2020.

Enquanto isso, o PMI Industrial avançou de 42,7 pontos, para 43,7, atingindo o primeiro aumento em sete meses. Já o PMI de Serviços, por outro lado, caiu de 56,1 pontos, para 55,9 em agosto, permanecendo elevado, apesar de atingir o nível mais baixo desde outubro de 2021.

Por fim, no Reino Unido, o PMI Composto caiu de 50,8 pontos em julho, para 47,9 em agosto, ficando abaixo da marca de 50 pontos. Da mesma forma, o PMI de Serviços caiu de 51,5 pontos em julho, para 48,7 em agosto, enquanto o PMI Industrial caiu de 47,2 pontos em julho, para 43,3 em agosto.

* Com dados da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar