Ibovespa (IBOV) e Wall Street caminham em alta; veja os indicadores desta quarta (13)
Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou focada no internacional, com o mercado em anseio pelo Índice de Preços ao Consumidor nos Estados Unidos. Além disso, saíram os dados de Produção Industrial do Reino Unido e da Zona do Euro.
Em Wall Street, os índices abriram em alta depois de os dados do CPI registrarem seu maior aumento em mais de um ano em agosto. Apesar da alta, os operadores não mudaram suas apostas de que o Federal Reserve fará uma pausa em suas altas de juros em setembro.
Por volta de 12h06, o Ibovespa (IBOV) avançava 0,91%. Já em Wall Street, S&P 500 subia a 0,33%, Dow Jones a 0,24% e Nasdaq avançava a 0,47%.
- Vale a pena comprar Cosan (CSAN3)? Veja todos os destaques do Cosan Day no Giro do Mercado desta quarta-feira (13) e saiba se é hora de investir na empresa, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (13)
Estados Unidos
O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) voltou a ganhar força em agosto, acelerando-se em relação ao mês anterior. O CPI subiu 0,6% na base mensal e avançou 3,7% na anual, ficando em linha com as estimativas do mercado — eram esperados 0,6% e 3,6%, respectivamente.
O relatório de Atividade das Refinarias de Petróleo pela EIA apontou que os estoques comerciais aumentaram 4 milhões de barris em relação à semana anterior. Já em Cushing, Oklahoma, o número de estoques totalizou -2,450 milhões de barris. Por outro lado, os estoques de gasolina e destilados aumentaram, cada, 3,9 milhões.
Europa
Na Zona do Euro, o Índice de Produção Industrial registrou uma queda maior do que o esperado no mês de julho. Segundo a Eurostat, o índice caiu 1,1% nos 20 países que compartilham o euro, registrando um declínio anual de 2,2%.
No Reino Unido, segundo a estimativa do Office for National Statistics (ONS), o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,5% em julho, após subir 0,5% em junho. Nos três meses até julho, o PIB aumentou 0,2%.
Os dados estimados do Índice de Produção Industrial apresentaram queda da mesma forma que na Zona do Euro, caindo de 0,7% em julho, ante 1,8% em junho. Nos três meses até julho, o índice aumentou o,6%.
* Com dados da Reuters.