Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) avança após alta nos dados de auxílio-desemprego do EUA; veja os indicadores desta quinta (10)

10 ago 2023, 12:19 - atualizado em 10 ago 2023, 12:19
Indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai aos dados de crescimento no setor de serviços do Brasil e números semanais de auxílio-desemprego dos Estados Unidos (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã de quinta-feira (10), a agenda acordou mais calma, como no decorrer da semana, trazendo foco aos dados semanais de auxílio-desemprego e ao índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos. Por aqui, saíram os dados de crescimento do setor de serviços.

Em Wall Street, os índices abriram em alta após os dados de preços ao consumidor de julho estarem mais brandos do que o esperado nos Estados Unidos. Os  números alimentaram as expectativas de que o Federal Reserve pode deixar a taxa de juros inalterada no próximo mês.

Por volta de 12h07, o Ibovespa (IBOV) acelerou 0,39%. Da mesma forma, em Wall Street, S&P 500 subia 0,67%, Dow Jones avançava 0,68% e Nasdaq ganhava 0,76%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quinta-feira (10)

Brasil

Por aqui, o volume do setor de Serviços cresceu 0,2% no mês de junho, ante 1,4% em maio. Na comparação anual, houve um crescimento de 4,1%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor encontra-se 12,1% acima do patamar da pré-pandemia, mas 1,5% abaixo do ápice histórico, atingido no ano passado, em dezembro.

Estados Unidos

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) voltou a ganhar força em julho, acelerando-se em relação ao mês anterior. O CPI subiu 0,2% na base mensal e avançou 3,2% no confronto anual, ficando em linha com as estimativas do mercado.

Já o núcleo da inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,2% no mês e de 3,2% na base anual, ante leituras de 0,2% e 4,8% em junho, na mesma base de comparação. A previsão era de que o movimento fosse no mesmo patamar do mês anterior.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 21 mil na semana passada, encerrada em 5 de agosto, ficando em 248 mil com ajuste sazonal, segundo o Departamento do Trabalho. A projeção era de 230 mil. Por outro lado, o número de pessoas que recebem os benefícios após o pedido inicial de auxílio-desemprego diminuiu em 8 mil, ficando em 1,648 milhão ao total.

Europa

Segundo o Relatório Mensal do Banco Central Europeu (BCE), a inflação continua a desacelerar. Porém, é esperada uma permanência dessa alta por algum tempo ainda.

O conselho está em busca de que a inflação retorne à meta de médio prazo de 2%. Portanto, na reunião, foi decidido o aumento das três principais taxas de juros do BCE em 25 pontos-base.

* Com dados da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar