Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Como viver de dividendos em ações: um guia prático e definitivo

26/10/2019 - 15:08
Dividendos Dinheiro
Abaixo, você entenderá como um indicador pode fazer com que você escolha um bom ativo para conseguir realizar uma análise fundamentalista (Imagem: Pixabay)

Por App Renda Fixa

Muitas pessoas acabam entrando na bolsa de valores justamente para conseguir enriquecer, largar seus empregos e viver de renda. Essa é uma hipótese que muitos gostariam que se tornasse realidade. Mas, será que é fácil conseguir esse feito?

Neste artigo você entenderá como um indicador pode fazer com que você escolha um bom ativo para conseguir realizar uma análise fundamentalista.

Entrando na Análise Fundamentalista

Quando falamos em investir em ações a longo prazo para viver da renda, ou seja, de dividendos, temos que utilizar algo para basear o nosso processo de escolha que não consiste simplesmente em comprar ativos que estão na boca do povo e tentar a sorte.

O que precisamos mesmo é ter uma técnica que realmente tenha chances de nos oferecer o que de fato queremos. Ao pensar nessa estratégia, alguns pontos podem acabar sendo levantados como por exemplo, a ação é emitida por uma empresa certo? Então quem vai pagar os dividendos é essa empresa e para pagar bons dividendos a empresa precisa ter bons lucros. Então como eu sei qual empresa que vai ter bons lucros?

Com a Análise fundamentalista é possível escolher o melhor investimento para comprar (Imagem: Ralph Orlowski/Reuters)

A Análise Fundamentalista nada mais é do que um grande diagnóstico, um estudo que nos fala como está a saúde financeira da empresa, ela levanta os pontos de atenção que devemos focar, nos mostrando se a empresa possui um endividamento alto, se consegue pagar suas contas, se é produtiva a ponto de conseguir lucrar expressivamente mesmo com pouco capital e por aí vai.

Como usar esta análise ao seu favor?

Com a Análise fundamentalista é possível escolher o melhor investimento para comprar, isso é possível devido aos dados que foram resultado das análises efetuadas, a grande maioria destas análises é  justamente realizada em cima de demonstrações contábeis que devem ser públicas já que as empresas que estão na bolsa são justamente S.As de capital aberto.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Todas essas informações contidas nas demonstrações contábeis como DRE, DLPA, DMPL e Fluxo de Caixa são convertidas em indicadores e é exatamente nestes indicadores que devemos prestar muita atenção, são eles que irão nos mostrar de fato a saúde financeira da empresa.

Indicadores de Análise Fundamentalista 

Existem inúmeros indicadores dentro da Análise Fundamentalista, entre eles o PL, LPA, VPA, P/VP, ROE e Dividend Yield, que são alguns dos mais utilizados em análises rápidas para a escolha da ação.

Para fazer o cálculo do LPA basta utilizar o lucro total da última demonstração financeira e dividir este valor pelo número de ações que a empresa emitiu

Indicador LPA

Esse indicador mostra o resultado líquido conseguido com uma ação, é basicamente o quanto a empresa lucra por cada ação. É importante se atentar para o número de ações que uma empresa possui, quanto mais ações menor o LPA, o que pode mascarar um pouco a análise.

Para fazer o cálculo do LPA basta utilizar o lucro total da última demonstração financeira e dividir este valor pelo número de ações que a empresa emitiu.

LPA = Lucro total / Número de ações emitidas pela empresa

Indicador PL

Este indicador mede o preço por ação, nele é dividido o preço pelo LPA da ação, ele nos mostra um preço que a ação poderia custar. Quando comparamos com a cotação atual conseguimos ver se a ação está cara ou barata. Se o preço na cotação estiver superior ao PL significa que a ação está cara e se o contrário acontecer, ou seja, se o preço da cotação estiver abaixo do P/L significa que a ação está barata.

É necessário pegar número de ações no site Fundamentus e dividir pelo lucro encontrado no balanço patrimonial

PL= Lucro Líquido do último período/ Número de ações emitidas

A diferença do P/L é que não usamos o lucro líquido e sim o patrimônio líquido da empresa

Indicador VPA

Este indicador é semelhante ao P/L, e mostra quanto custa a ação com base na última demonstração contábil da empresa, o último período analisado já pega o patrimônio líquido e divide pela quantidade de ações.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

A diferença do P/L é que não usamos o lucro líquido e sim o patrimônio líquido da empresa, nos mostrando o quanto uma ação possui de valor com base na situação financeira geral da empresa em si.

VPA= Patrimônio Líquido/número total de ações emitidas

P/VP

Este indicador mede o valor da ação (COTAÇÃO) dividido pelo valor patrimonial da ação (VPA). Na prática, nos mostra uma margem no preço da ação que estamos comprando, por exemplo:

Uma ação está sendo negociada a 20 reais, e o VPA que é o valor patrimonial por ação está 25 reais, já conseguimos ver que a ação tem um valor maior do que o preço atual dela.

Devemos dividir 20/25 obtendo 0,80 que nada mais é do que a ação custa hoje apenas 80% do preço que deveria custar, então se a ação se valorizar em 20% ainda estará com um bom preço de compra. Se o resultado ultrapassar o número 1 significa que a ação já possui um preço mais alto quando comparada com o seu valor em si.

Se você procura viver de renda busque ações com um Dividend Yield mais alto

Indicador ROE

Este indicador é um dos mais importantes e nos mostra a produtividade da empresa. Quanto maior o ROE mais a empresa é produtiva, mais ela trabalha em cima do próprio lucro para gerar ainda mais receitas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

É um indicador muito útil na escolha entre empresas do mesmo setor, por exemplo, se você tiver dúvida entre duas empresas do mesmo setor, veja qual possui o maior ROE para saber qual te trará mais ganhos devido a sua maior produtividade. Mas não se esqueça de olhar o preço da ação e os outros indicadores da Análise Fundamentalista.

ROE= Lucro Líquido/Patrimônio Líquido

Dividend Yield

Em último lugar dos indicadores que apresentamos aqui, mas não menos importante, temos o Dividend Yield que nos mostra o quanto recebemos de dividendo. É o quanto em percentual que ganhamos de retorno quando comparamos a quantia que nos foi paga com o valor que investimos.

Se você procura viver de renda busque ações com um Dividend Yield mais alto. Se quiser investir a longo prazo, o Dividend Yield não precisa ser necessariamente alto desde que a produtividade (ROE) seja bem atrativa.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Gustavo Kahil - 26/10/2019 - 16:40