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Indiana Tata avança e-commerce para concorrer com Amazon na Índia

26 ago 2020, 12:45 - atualizado em 26 ago 2020, 12:45
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Os protótipos, que consolidam todos os ativos online já existentes mais os negócios do grupo voltados para o consumidor, estão prontos (Imagem: Divulgação/Tata)

Com um vasto império de US$ 111 bilhões que engloba desde joias até sal, o Tata Group da Índia passa por uma enorme repaginação digital.

O conglomerado está montando um aplicativo completo de e-commerce para sua enorme variedade de bens e serviços de consumo, informou uma pessoa a par do projeto.

Os protótipos, que consolidam todos os ativos online já existentes mais os negócios do grupo voltados para o consumidor, estão prontos. O lançamento está previsto para o final de 2020 ou início do próximo ano, disse a pessoa, que solicitou anonimato para discutir assuntos confidenciais.

O conglomerado com sede em Mumbai está intensificando os esforços para criar uma presença online significativa em um mercado onde a Cisco Systems estima que existirão 900 milhões de usuários de internet em 2023. Quase todos usam smartphones para assistir vídeos por streaming e para fazer compras e pagamentos.

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O Tata Group vale US$ 111 bilhões e vende produtos que vão desde desde joias até sal (Imagem: Divulgação/Tata)

O Tata também quer recuperar o atraso em relação a rivais como Amazon.com, Flipkart (pertencente à Walmart) e a novata Reliance Industries (do bilionário Mukesh Ambani), que revelou grandes planos para a Índia.

A Reliance acabou de finalizar uma captação de mais de US$ 20 bilhões junto a investidores como Facebook e Google para sua plataforma de serviços digitais. Já o fundador da Amazon, Jeff Bezos, apostou US$ 6,5 bilhões no crescimento da empresa no segundo país mais populoso do mundo.

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O aplicativo completo pretende aproveitar o escopo e a escala do Tata Group, que também fabrica carros, aparelhos de ar-condicionado, relógios inteligentes e chá (Imagem: Divulgação/Tata)

Pratik Pal, CEO da Tata Digital, está encarregado da construção do aplicativo, segundo a fonte. Pal tem três décadas de experiência na Tata Consultancy Services, onde foi responsável global por varejo e colaborou para a transformação digital de algumas das maiores redes de lojas do mundo, incluindo Walmart, Tesco, Aldi, Target, Best Buy e Marks & Spencer Group.

Um representante do Tata Group não quis comentar.

O aplicativo completo, noticiado pela primeira vez pelo Financial Times, pretende aproveitar o escopo e a escala do Tata Group, que também fabrica carros, aparelhos de ar-condicionado, relógios inteligentes e chá.

O grupo opera hotéis de luxo, companhias aéreas, seguros, lojas de departamentos e uma rede de supermercados. É também dono de marcas como Tetley e Jaguar Land Rover e administra a Starbucks na Índia.

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