Índia planeja mais que triplicar doses diárias de vacina contra Covid-19
A Índia pode ter até 10 milhões de doses de vacina contra Covid-19 disponíveis por dia em julho e agosto, sendo que hoje são pouco menos de 3 milhões, disse o governo, tentando apaziguar os temores de escassez e má gestão do programa.
O segundo país mais populoso do mundo sofre desde abril com um surto de infecções desastroso que só começa a recuar agora, e especialistas de saúde dizem que a única forma de evitar outra disparada é a vacinação em massa de sua população, de 1,3 bilhão de habitantes.
“Não duvidamos que conseguiremos aumentar o ritmo das vacinações assim que o suprimento for aumentado”, disse o conselheiro governamental V K Paul aos repórteres nesta terça-feira.
Fabricantes de vacinas, como o Instituto Serum da Índia e o Bharat Biotech, estão se apressando para reforçar os suprimentos, e o país também está conversando com grandes produtores estrangeiros de vacinas, como a Pfizer Inc, disseram autoridades.
O Ministério da Saúde disse que quase 45 milhões de pessoas já foram totalmente vacinadas 4,7% dos 950 milhões de adultos.
A Índia administrou quase 2,8 milhões de doses na segunda-feira, de acordo com dados de seu portal oficial de vacinas.
O governo do primeiro-ministro, Narendra Modi, é criticado pela distribuição lenta das vacinas, embora a Índia seja uma das maiores fabricantes mundiais de doses, inclusive a da AstraZeneca.
Vários Estados indianos se queixam de uma carência de doses da vacina AstraZeneca e da vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa nacional Bharat Biotech.