Finanças Pessoais

Independência financeira: Daniel Katsu aponta três passos fundamentais

28 set 2022, 6:21 - atualizado em 28 set 2022, 6:21
Daniel Katsu
Daniel Katsu aponta os fundamentos para conquistar um orçamento equilibrado e a tão sonhada independência financeira.  (Imagem: Divulgação)

O sonho da independência financeira é um dos mais comuns entre os brasileiros.

Em torno de 8 a cada dez pessoas no Brasil hoje é endividada, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Afinal, em um País marcado por oscilações econômicas, as pessoas vivem constantemente com o medo de perder o emprego, se endividar demais e perder as economias de toda uma vida.

O jovem Daniel Katsu, 21 anos, é uma prova de que, mesmo contra as probabilidades, é possível conquistar um padrão de vida elevado com o orçamento equilibrado.

Referência em day trade — compra e venda de ativos no mercado financeiro para obtenção de lucro no mesmo dia —, o investidor tem algumas estratégias para quem planeja alcançar a independência financeira.

Confira, a seguir, as recomendações de Daniel Katsu para resolver os dilemas envolvendo dinheiro.

Faça um planejamento financeiro

O caminho para a independência financeira é longo e leva tempo. Por isso, é importante formular um plano que atenda às necessidades de curto e de longo prazos.

O primeiro passo é saber que todas as dívidas devem ser pagas — se possível, evitá-las. Ao mesmo tempo, é preciso fazer uma reserva de emergência, pois imprevistos acontecem.

Limite os gastos

Respeitar o orçamento é o primeiro mandamento de quem almeja a independência financeira.

Na prática, é o orçamento que defini quanto você pode gastar, assim como quanto deve ser reservado para a aposentadoria e para situações emergenciais.

Em outras palavras, não gaste mais do que ganha mensalmente. Isso compromete a realização de qualquer sonho que envolva dinheiro.

Aprenda a investir

Quando se é iniciante, investir não é fácil. Contudo, quanto antes começar, melhores serão os resultar.

Nesse processo, acompanhar o noticiário sobre economia e mercado financeiro e, se tiver condições, contratar um profissional do ramo para auxiliá-lo são pontos a se considerar.

É a renda das aplicações que trará a tão sonhada independência financeira.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar