Varejo

Inadimplência no varejo de moda recua 6,1% em julho

20 ago 2021, 15:23 - atualizado em 20 ago 2021, 15:25
Consumo Comércio Moda Varejo
O início do ano normalmente possui uma inadimplência mais alta, que vai se normalizando nos meses subsequentes, explica CEO da fintech Meu Crediário, responsável pelo levantamento (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou um recuo de 6,1% em julho em relação ao mês de junho.

O levantamento revela que 8,78% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 9,35% em junho.

Na comparação com julho de 2020, a redução foi de 3,49%, uma vez que o índice ficou em 9,1%. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.

Realizado pelo Meu Crediário — fintech especializada no setor — o levantamento possui um nível de confiança de 95%.

Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de julho de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em abril e que estão atrasadas em até 90 dias.

Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, essa redução é comum nessa época do ano, porém os resultados já estão mais próximos da realidade vivida antes da pandemia.

“O início do ano normalmente possui uma inadimplência mais alta, que vai se normalizando nos meses subsequentes. Porém, neste ano observamos que o índice já está menor em relação ao anterior, e mais próximo ao indicador de 2019, que ficou em torno de 8,5%”, explica.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro.

Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

Varejo: qual setor deve se destacar no 2° semestre?

Com a reabertura econômica e a antecipação da vacinação contra o Covid-19 em diversas cidades, os próximos seis meses devem ser decisivos para a volta da confiança do consumidor, incentivando cada vez mais o crescimento dos setores de varejo.

O analista da Empiricus, Max Bohm, avaliou alguns aspectos que devem ser positivos para o semestre e apontou o principal setor para investir com a retomada, além das principais ações para apostar no período.

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