Economia

Inadimplência entre empresas de mercados emergentes enfraquecidos deve aumentar, diz Moody’s

30 abr 2020, 15:08 - atualizado em 30 abr 2020, 15:08
Consumo Coronavírus Máscara
A taxa, então, avançará ainda mais em março de 2021, para a faixa de 8,3% a 13,7%, prevê (Imagem: Agência Câmara/Ricardo Stuckert)

A inadimplência de companhias de mercados emergentes enfraquecidos aumentará em 2020 e 2021, à medida em que o efeito da pandemia da Covid-19 dificulta a atividade comercial, projetou a Moody’s nesta quinta-feira.

A agência de classificação de risco afirmou que a taxa de inadimplência de grau especulativo de 12 meses para empresas emergentes subirá para o intervalo entre 7,8% a 11,2% até o final de 2020, ante mínima de 2,2% em março.

A taxa, então, avançará ainda mais em março de 2021, para a faixa de 8,3% a 13,7%, prevê.

“A disseminação global do coronavírus tem levado ao fechamento de negócios e restrições às interações sociais em muitos países”, disse a Moody’s em um relatório.

“O colapso da demanda agregada doméstica e da demanda de exportação enfraqueceu a lucratividade e a liquidez das empresas de mercados emergentes.”

Muitos governos de mercados emergentes com baixa classificação estavam mal preparados para lidar com uma grande crise de saúde pública e tinham capacidade fiscal e monetária limitada para estimular suas economias, mencionou o documento.

Os preços fracos do petróleo provavelmente persistirão durante o ano, adicionando mais pressão aos exportadores da commodity, acrescentou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar