Inadimplência do consumidor sobe 2,3% em outubro, revela Boa Vista
A inadimplência do consumidor subiu 2,3% em outubro ante o mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados da Boa Vista.
Na comparação interanual (outubro de 2019 contra outubro de 2018), a alta foi de 0,4%. Já no acumulado do ano e na análise dos últimos 12 meses, o indicador apresenta queda de 3%.
A queda observada a partir do fim de 2016 pode ser explicada pela maior cautela das famílias, a capacidade de endividamento dos consumidores limitada pelo fraco crescimento da renda e o efeito defasado da maior seletividade dos bancos no período mais agudo da crise, segundo a Boa Vista.
Apesar disso, os economistas da Boa Vista alertam para o elevado nível de desocupação e subutilização da mão-de-obra, o que resultaria em maior inadimplência.
“O cenário ainda não é alarmante, pois a inadimplência segue baixa em relação à média histórica, mas a tendência é de alta”, destaca a empresa.
Regiões
Na análise dos 12 meses, todas as regiões registraram queda, com Centro-Oeste se destacando mais (-4,7%).
Na comparação mensal, o quadro reverte. Todas as regiões tiveram alta, tendo Norte e Nordeste variado mais – respectivamente, 3,7% e 3,1%.