Inadimplência do consumidor recua 4% no ano, diz Boa Vista
A inadimplência do consumidor registrou recuo de 1% em agosto ante o mês anterior, descontados os efeitos sazonais, de acordo com a Boa Vista. Já em relação a agosto de 2018, o indicador apresentou avanço de 1,3%. No acumulado do ano, a inadimplência está em queda de 4%, enquanto o período correspondente aos últimos 12 meses recuou 3,2%.
Segundo os economistas da Boa Vista, a trajetória de queda da inadimplência pode ser explicada pela maior cautela das famílias, pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada por conta do fraco crescimento da renda e pelo efeito defasado da maior seletividade dos bancos no período mais agudo da crise.
A empresa ainda faz um alerta para o elevado nível de desocupação e subutilização da mão-de-obra, que pode resultar em maior inadimplência.
“Uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias”, conclui a Boa Vista.
Regiões
Na análise acumulada em 12 meses, todas as regiões tiveram queda, tendo o Sul registrado a maior variação: -6,7%.