Economia

Impostos: Brasil é o pior país do mundo na destinação de tributos, segundo este estudo

17 jan 2023, 15:10 - atualizado em 17 jan 2023, 15:10
impostos, tributação, Brasil
O Brasil é o pior país na destinação dos impostos para o bem-estar da população (Imagem: Getty Images Pro)

O Brasil é o pior país na destinação dos impostos para o bem-estar da população, é o que mostra a 11° edição do Índice de Retorno de Bem-estar à Sociedade (Irbes), feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O estudo leva em consideração os 30 países que mais arrecadam impostos no mundo, e o Brasil ocupa a última colocação da pesquisa desde que ela começou, em 2011.

Segundo o IBTP, o cálculo do estudo leva em consideração a somatória da carga tributária em relação ao PIB (ponderado com peso de 15% de importância) com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (ponderado com peso de 85% de importância).

A Irlanda foi a primeira colocada no estudo, pela quarta vez consecutiva, como o país que melhor distribui impostos para o bem-estar da sua população, dentre as nações que mais arrecadam.

Para o presidente executivo do IBPT, Dr. João Eloi Olenike, é preciso destinar de forma mais assertiva e qualitativa o orçamento brasileiro.

“O valor que o Brasil destina atualmente para investimentos que tragam crescimento no IDH é muito baixo”, pontua o presidente.

Em 2022, os contribuintes brasileiros pagaram R$ 2,89 trilhões em impostos aos governos federal, estaduais e municipais, segundo estimativa do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Custo Brasil

Segundo João Olenike, os altos impostos cobrados no Brasil é um dos principais fatores que pesam sobre o Custo Brasil,  o qual influencia na realização de investimentos no país, e que pode ter impacto significativo para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Muitos deixam de investir aqui porque os custos são muito altos, a tributação é alta, tem insegurança jurídica, portos que não são muito eficientes, estradas pedagiadas, isso quando são boas, pois em maioria são ruins”, avalia.

O presidente também pontua a questão da logística do transporte, que não é adequado ao tamanho do país e a burocracia.

Para o presidente, enquanto este cenário não mudar, o Brasil vai continuar arrecadando muitos impostos e retornando bem pouco para a sociedade.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar