Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda: Receita recebe número recorde de declarações; 3,1 milhões foram apenas nas últimas horas

01 jun 2023, 9:39 - atualizado em 01 jun 2023, 9:39
Receita Federal, imposto de renda
Entrega de declarações do Imposto de Renda superou estimativas da Receita Federal (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A Receita Federal recebeu número recorde de declarações do Imposto de Renda em 2023. Conforme dados do órgão, até o prazo final, às 23h59 do dia 31 de maio, foram entregues 41,1 milhões de declarações.

Na atualização mais cedo do mesmo dia, até as 10h da quarta-feira (31), haviam sido recebidas 38 milhões de declarações do IR. Sendo assim, cerca de 3,1 milhões de contribuintes entregaram apenas nas últimas horas do prazo.

Segundo José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, o número superou a estimativa inicial de 39,5 milhões, devido à facilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos da declaração pré-preenchida.

Neste ano, a declaração pré-preenchida foi utilizada por 9,2 milhões de contribuintes, superando os 2,9 milhões de 2022 e os 159 mil de quando o sistema foi criado, em 2019.

  • ESTREIA NO MONEY TIMES!
    GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É HOJE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não declarou Imposto de Renda no prazo? Veja o que fazer

Caso o contribuinte tenha perdido o prazo, será necessário entregar a declaração mesmo assim.

A multa correspondente é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

  1. Entre no programa da Receita Federal e preencha a declaração;
  2. Na sequência, você receberá um aviso de “Notificação de lançamento da multa”;
  3. A multa deverá ser paga em 30 dias. Caso não seja quitada até o vencimento do prazo, haverá incidência de juros.