Receita Federal

Imposto de Renda: Receita Federal muda sistema; veja o que tem de novo

07 jul 2023, 14:20 - atualizado em 07 jul 2023, 14:20
Receita Federal, imposto de renda
Imposto de Renda: Receita libera consulta de pendências. (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A partir desta sexta-feira (07), o serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível na página da Receita Federal e em aplicativo, demonstra se o contribuinte deve alguma declaração do Imposto de Renda para Receita.

A informação de pendência aparecerá para os contribuintes que eram obrigados a declarar o imposto neste ano, ou em anos anteriores, mas não fizeram.  No Meu Imposto de Renda, o contribuinte, além de ver o motivo da omissão, poderá fazer a declaração em atraso, utilizando as informações da pré-preenchida.

Segundo o Ministério da Fazenda, “essa inovação fornecerá informações importantes sobre a omissão da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), permitindo uma compreensão mais clara das circunstâncias envolvidas”.

José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda, aponta que “essa nova funcionalidade representa um avanço na consolidação dos serviços do IRPF na solução Meu Imposto de Renda”.

Malha Fina do Imposto de Renda

Caso a sua restituição tenha sido retira pela receita, a popular malha fina, é possível reverter a situação. Saiba como:

  • Informações erradas

Um dos principais motivos que levam as pessoas para a malha fina é o desencontro de informações.

Se esse for o caso, entre no programa da declaração do IR e corrija as informações que estão erradas. A própria Receita indica onde está o problema.

  • Visitando a Receita Federal

Se as informações estiverem corretas e ainda assim a declaração ficar presa. O contribuinte precisa marcar uma visita à Receita Federal. Na ocasião, será necessário apresentar todos os comprovantes usados na declaração.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar