Imposto de Renda pré-preenchido: saiba o que é e como funciona a modalidade
O imposto de renda pré-preenchido é uma modalidade da declaração na qual o contribuinte já inicia o processo com diversos campos completos.
As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, da base de dados da Receita Federal, que tem como origem as informações apresentadas pelo próprio contribuinte.
São exemplos de bases de dados: os empregadores, com a DIRF; as imobiliárias; as prestadoras de serviços de saúde; e os demais prestadores que apuram o Carnê-Leão.
É importante destacar que a responsabilidade pela verificação é de responsabilidade do contribuinte, que deve realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
Procedimentos
As informações da declaração pré-preenchida estão disponíveis no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), e em 2022 a ferramenta foi ampliada.
Até o ano passado só era possível ter acesso ao serviço quem tinha certificação digital (espécie de assinatura eletrônica vendida no mercado).
Contudo, este ano o recurso foi ampliado a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.
As modalidades necessitam de um nível maior de segurança e, por isso, possibilitam o acesso a serviços mais sensíveis, que pedem reconhecimento facial e permitem acesso a banco de dados, por exemplo.
Cadastros seguros
Para obter os cadastros com mais segurança, é preciso migrar de uma conta bronze, que é obtida gratuitamente quando o contribuinte preenche com seus dados de CPF, para a prata ou ouro.
Em seguida, é só clicar no link “Privacidade”, no menu, que direciona os usuários para a opção “Selos de confiabilidade”, onde é possível selecionar os demais cadastros e níveis de segurança.
A partir daí, é possível avançar de nível a partir da validação de alguns dados que darão acesso a uma conta superior.