Imposto de Renda: Outra pessoa fará sua declaração? Conheça a declaração pré-preenchida
O prazo para declaração do Imposto de Renda está próximo e se encerra em 31 de maio. Os contribuintes que ainda não entregaram podem utilizar a declaração pré-preenchida, para facilitar o processo de entrega.
Além disso, o mecanismo é útil para caso outra pessoa faça sua declaração do Imposto de Renda, como um familiar. No entanto, para ter acesso à declaração pré-preenchida é necessário ter uma conta prata ou ouro no site do governo, aquelas em que é possível ter mais recursos.
Também, caso outra pessoa realize a declaração pelo contribuinte, é necessária uma autorização de acesso.
Como autorizar o acesso de outra pessoa declarar o Imposto de Renda?
- Entre na área “Serviços do IRFP”;
- Clique em “Autorização de Acesso”;
- A autorização concederá o acesso a declarar o imposto, retificar, verificar pendências, gerar DARF, imprimir recibo.
Para utilizar o recurso, é necessário que o contribuinte e a pessoa autorizada possuam conta em níveis prata ou outro. Somente um CPF pode receber essa autorização.
Além disso, o titular da conta pode definir um prazo para essa autorização, que pode ser de até seis meses. A pessoa que for autorizada, não pode transferir a permissão para outro CPF.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Como alterar o tipo de conta?
Bronze
Seguindo qualquer um desses passos para criação da conta, o nível é bronze:
- Receita Federal: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados na Receita Federal;
- INSS: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados no INSS;
- INSS: Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS;
- Senatran: Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Prata
Segundo o portal do Governo, para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
- Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
- Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;
Ouro
Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
- Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
*Com Lorena Matos