Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Imposto de renda nos investimentos: qual é a tributação para investir?

31/08/2019 - 17:03
Como é calculada a tributação do imposto de renda em ações, FIIs, ETFs e muitos outros? Descubra com o Yubb

Por Yubb

Investir é importante. Mas também é muito importante saber como pagar o imposto de renda nos investimentos para não ter nenhum problema com a receita federal.

Muitas pessoas têm medo de investir por causa do imposto de renda, mas, na realidade, isso é muito mais fácil do que imagina.

Em renda fixa, por exemplo, a cobrança do imposto de renda é realizada de acordo com o prazo de vencimento do investimento. Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, menos impostos são pagos.

A alíquota é de acordo com a tabela regressiva: até 6 meses, é cobrado 22,5%; de 6 meses a 1 ano, é cobrado 0%; de 1 ano a 2 anos, é cobrado 17,5% e, mais de 6 meses, é cobrado 15%.

Em fundos de investimento, a cobrança depende do tipo de fundo. Em fundos de longo prazo, também é aplicada a tabela regressiva. Em fundos de curto prazo, é cobrado 22,5% para prazos de até 6 meses e 20% para prazos de mais de 6 meses.

Sempre lembrando que existem alguns investimentos que são isentos de IR como LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, debêntures incentivadas e fundos de debêntures incentivadas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

E renda variável? Como é calculada a tributação do imposto de renda em ações, FIIs, ETFs e muitos outros? Vem com a gente e descubra!

Última atualização por Diana Cheng - 30/08/2019 - 18:01