Economia

Haddad diz ser ‘de bom tom’ esperar eleição do Congresso para propor reforma do IR com isenção de 2 salários

14 jan 2025, 12:11 - atualizado em 14 jan 2025, 12:11
haddad imposto de renda ir
(Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) que o governo deve esperar a eleição dos presidentes e das mesas da Câmara e do Senado para enviar a proposta de reforma do Imposto de Renda (IR). A eleição está marcada para o dia 1° de fevereiro.

“O importante é aprovar esse ano. Eu considero de bom tom esperar as mesas se organizarem”, disse no Palácio do Planalto para a posse de Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou manter a isenção do IR para quem ganha até dois salários mínimos — ou seja, até R$ 3.036 — no Orçamento de 2025. O Orçamento ainda não foi votado.

  • LEIA TAMBÉM: Ricardo Vieira, João Piccioni e Bruno Lima estão entre os convidados do evento “Onde Investir em 2025” – retire o ingresso gratuito aqui

O ministro informou que, se o novo limite for validado, terá a arrecadação compensada. Ele ainda não informou o impacto fiscal, nem detalhou de onde virá a compensação, mas disse que ambos serão divulgados após a realização de cálculos.

Haddad disse também que o governo só começará a discutir a ampliação da faixa de isenção do IR depois que o Orçamento deste ano for aprovado.

No final do ano passado, o governo anunciou que vai propor a elevação da faixa de isenção do IR para R$ 5 mil.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar