Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda: É preciso declarar transações via Pix?

24 maio 2023, 15:06 - atualizado em 24 maio 2023, 15:06
Imposto de Renda tem prazo para 31 de maio. (Imagem: Divulgação; Unsplash/Montagem: Fernanda Lopes)

O prazo para declaração do Imposto de Renda está terminando, em 31 de maio. É comum que muitas dúvidas surjam durante o processo de declaração. Entre essas, está o questionamento se é preciso declarar o Pix no imposto.

O Pix é um meio de pagamento que se popularizou no país. No entanto, não é necessário declarar as transações feitas pelo meio.

Entretanto, é necessário declarar eventuais rendimentos recebidos via Pix ou por outros meios de pagamento como TED, DOC, cheque, entre outros.

Por exemplo, se o cidadão possui um imóvel alugado e recebe o pagamento da quantia mensal via Pix, esse rendimento deve ser declarado na ficha “Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Física”.

Além disso, as despesas pagas com Pix também devem ser declaradas. Por exemplo, caso o pagamento de uma consulta médica, ou de uma consulta odontológica, seja feito por Pix, esse valor deve constar no preenchimento da declaração.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Consulta de restituição

Nesta quarta-feira (24), a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2023. O pagamento será feito na sexta-feira (31), último dia para enviar a declaração deste ano.

Segundo a Receita, 4.129.925 contribuintes receberão RS 7,5 bilhões. Trata-se do maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do IRPF.

As informações são de que todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, sendo:

  • 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

*Com Juliana Américo 

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.