Imposto de Renda e CSLL: Entenda a diferença
A declaração do Imposto de Renda está próxima do prazo final. No entanto, você sabe a diferença da declaração para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)?
Na prática, a CSLL serve como um complemento da tributação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ). Do ponto de vista da arrecadação de tributos, a CSLL é de responsabilidade na União.
Entenda a CSLL
Assim como o Imposto de Renda, o calcula varia de acordo com o seu regime tributário. A tributação é feita a partir do Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Real.
- Lucro Presumido
O lucro presumido é uma das opções de tributação, que é realizada em cima da presunção de lucro da empresa. No caso de prestadores de serviço, será de 32% sobre o faturamento mensal ou trimestral.
- Simples Nacional
O modelo atende micro e pequenas empresas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs). O teto da receita bruta anual de uma empresa que pode ser cadastrada no Simples Nacional é de R$ 4,8 milhões.
- Lucro Real
Qualquer empresa pode optar pela tributação via lucro real. No entanto, o modelo torna-se obrigatório para empreendimentos que possuem faturamento superior a R$ 78 milhões por ano, além de setores como bancos, empresas de origem estrangeiras, entre outros.
- Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Prazos e Restituição
O prazo para declaração do Imposto de Renda se encerra na próxima semana, em 31 de maio. No mesmo dia, será pago o primeiro lote da restituição. Confira o calendário do pagamento:
- 31 de maio – 1º lote
- 30 de junho – 2º lote
- 31 de julho – 3º lote
- 31 de agosto – 4º lote
- 29 de setembro – 5º lote