Impostos

Imposto de Renda completa 100 anos amanhã; o que esperar em 2023?

30 dez 2022, 7:30 - atualizado em 30 dez 2022, 7:32
imposto de renda, receita federal, doações
Atualmente, o Imposto de Renda completa 100 anos, e já é um “velho conhecido” dos brasileiros (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi estabelecido em forma de Lei pelo artigo 31 da Lei do Orçamento n° 4.625, de 31 de dezembro de 1922.

Já nessa época, o Imposto de Renda determinou o pagamento dos rendimentos sobre: comércio de indústrias, capitais e valores imobiliários, salários públicos e particulares de qualquer espécie de remuneração e exercício de profissões não comerciais.

As alíquotas variavam de 0,5% a 8%, respeitando a faixa de isenção de 10:000$000 réis.

Atualmente, o IR completa 100 anos, e já é um “velho conhecido” dos brasileiros, que todos os anos reúnem seus documentos para declarar a sua renda à Receita Federal.

Segundo a Agência Brasil, em 2021, a arrecadação federal de impostos foi de R$ 1,879 trilhão, alta de 17,36% em relação ao registrado no ano anterior.

Deste total, R$ 40 bilhões vieram do recolhimento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em 2021.

O que esperar do Imposto de Renda em 2023?

Para o próximo ano, os brasileiros devem esperar algumas mudanças no processo de declaração do Imposto de Renda, depois que o Congresso aprovou mudanças que podem começar a valer em 2023.

Entre as propostas, estão: a isenção para em doação para residente no exterior, participação de lucros por funcionários, inclusão de pessoa com deficiência como dependente, entre outros.

Saiba mais sobre as mudanças no Imposto de Renda para o próximo ano aqui.

Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar