Imposto de Renda: Como saber em qual lote a restituição do IR vai ser paga?
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023 está disponível para consulta a partir desta quarta-feira (24), e a primeira parcela será paga na semana seguinte, dia 31 de maio.
A restituição do imposto de renda será paga em cinco lotes este ano, entre maio e setembro. Cada lote será pago no último dia útil de cada mês, até o dia 29 de setembro.
Confira as datas de restituição do imposto:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Para este ano, os grupos com prioridade são:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- Contribuintes que optaram pela declaração pela pré-preenchida ou optar pela restituição via PIX
A lista de prioridade acompanha a ordem de pagamento da restituição neste mês, e a mesma vai ser seguida nos demais lotes.
A Receita Federal anunciou que pretende receber 39,5 milhões de declarações este ano, e estimou que 7 a cada 10 contribuintes devem receber restituição. Os demais irão pagar o imposto ou ter ele zerado, sem pagar ou ter direito à restituição.
Os contribuintes que perceberem algum erro ou falha na declaração deverão retificar para sair da malha fina. Aqueles que não conseguirem sair da malha no ano fiscal não receberão nenhum lote, e terão de esperar os lotes residuais, que serão pagos no próximo ano.
O total de pessoas a ser incluída em cada lote da restituição é definido entre os dias 10 a 12 de cada mês. Contudo, a consulta para saber a data é disponibilizada, em geral, uma semana antes do pagamento.