Imposto de Renda: Como declarar dinheiro em conta corrente
Quem tem dinheiro parado na conta corrente também precisa declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2023, que vai até o dia 31 de maio.
No entanto, a Receita Federal determina que devem acertar as contas com o Leão os contribuintes que tenham saldo superior a R$ 140 em 31 de dezembro de 2022 na conta, que pode ser conjunta ou não.
A conta corrente é considerada um depósito bancário. Por isso, na declaração, ela deve ser discriminada na aba “Bens e Direitos”, sob o código “61 – Depósito bancário em conta corrente no País”. Também é preciso informar o CNPJ e nome do banco no qual a conta corrente está aberta.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Os contribuintes que têm conta em mais de um banco precisam informar os valores que estão em cada conta, em lançamentos independentes.
Agora, se a conta está negativa, aí devem ser declarados saldos negativos a partir de R$ 5. 000 no dia 31/12/2022. Neste caso, a dívida deve ser informada em “Dívidas e Ônus”, sob o código “11 – Estabelecimento bancário comercial”.