Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda: Às vésperas da consulta da restituição, 10 milhões de pessoas ainda não declararam

23 maio 2023, 11:59 - atualizado em 23 maio 2023, 11:59
imposto de renda
Consulta para restituição do imposto de renda inicia na quarta-feira (24) (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Falta apenas uma semana para encerrar o período de declaração do Imposto de Renda 2023. Contribuintes têm até 31 de maio para regularizar a situação com a Receita Federal.

Neste ano, o órgão estima receber de 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações. Conforme os dados desta terça-feira (23), até às 09h36, 28,2 milhões já foram enviados.

Dessa maneira, faltam cerca de 10,5 milhões de declarações para atingir o esperado pela Receita. Ainda segundo os dados divulgados pelo órgão, 67,10% das declarações têm valor para restituição.

Restituição do imposto de renda

A restituição é válida para quem, após ajustes entre receitas e despesas, teve uma retenção na fonte maior do que o imposto devido.

Sendo assim, o contribuinte pode consultar a situação da sua restituição através do site da receita ou do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Vale destacar que valor da restituição do imposto de renda é corrigido pela taxa Selic a partir do mês de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

As restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas: 

  • 31/5 – 1º lote 
  • 30/6 – 2º lote 
  • 31/7 – 3º lote 
  • 31/8 – 4º lote 
  • 29/9 – 5º lote (último)

Quanto antes o contribuinte fizer a declaração, mais cedo ele entra na fila da restituição. Além disso, dentro do prazo, o declarante se livra de uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do IR.

Liberação da consulta

A Receita Federal vai liberar nesta quarta-feira (24) a consulta do primeiro lote do Imposto de Renda 2023. Segundo o Fisco, 4,13 milhões vão receber na primeira etapa.

Para consultar, basta acessar o site da Receita, clicar no menu “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar