Imposto de Renda: Às vésperas da consulta da restituição, 10 milhões de pessoas ainda não declararam
Falta apenas uma semana para encerrar o período de declaração do Imposto de Renda 2023. Contribuintes têm até 31 de maio para regularizar a situação com a Receita Federal.
Neste ano, o órgão estima receber de 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações. Conforme os dados desta terça-feira (23), até às 09h36, 28,2 milhões já foram enviados.
- Quem tem medo do Leão?
O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Dessa maneira, faltam cerca de 10,5 milhões de declarações para atingir o esperado pela Receita. Ainda segundo os dados divulgados pelo órgão, 67,10% das declarações têm valor para restituição.
Restituição do imposto de renda
A restituição é válida para quem, após ajustes entre receitas e despesas, teve uma retenção na fonte maior do que o imposto devido.
Sendo assim, o contribuinte pode consultar a situação da sua restituição através do site da receita ou do aplicativo Meu Imposto de Renda.
Vale destacar que valor da restituição do imposto de renda é corrigido pela taxa Selic a partir do mês de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
As restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas:
- 31/5 – 1º lote
- 30/6 – 2º lote
- 31/7 – 3º lote
- 31/8 – 4º lote
- 29/9 – 5º lote (último)
Quanto antes o contribuinte fizer a declaração, mais cedo ele entra na fila da restituição. Além disso, dentro do prazo, o declarante se livra de uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do IR.
Liberação da consulta
A Receita Federal vai liberar nesta quarta-feira (24) a consulta do primeiro lote do Imposto de Renda 2023. Segundo o Fisco, 4,13 milhões vão receber na primeira etapa.
Para consultar, basta acessar o site da Receita, clicar no menu “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.