Imposto de Renda: Após chuvas intensas, saiba como doar para o RS usando o IR
Com as recentes chuvas que devastaram munícipios do Rio Grande do Sul, uma das possibilidades para doar ao Estado é através do Imposto de Renda.
A doação diretamente na declaração é válida para os fundos nacional, estadual ou distrital da pessoa idosa ou da criança e adolescente. O prazo para entrega da declaração é até o dia 31 de maio, entretanto, para os munícipios do RS que estão em situação de calamidade, ela foi estendida para o dia 31 de agosto.
É possível consultar quais são esses municípios clicando aqui.
- O PRAZO FINAL DO IR ESTÁ CHEGANDO: Ainda não “se livrou” da declaração na Receita Federal? Clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia de IR para fazer a sua declaração o mais rápido possível.
Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Contabilidade, afirma que “ao fazer essa ação de destinar parte do seu imposto de renda para os conselhos tutelares das crianças, dos adolescentes e da pessoa idosa desses municípios atingidos pelas chuvas o contribuinte não pagará nada a mais de imposto nada além do que já pagaria”.
“Em uma hora como essa, toda forma de ajudar é importante, e essa é muito interessante e simples de fazer”, complementa
Como usar o Imposto de Renda para doar para o Rio Grande do Sul?
- No computador, siga pelo item “Fichas da Declaração” e “Doações”, ou, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, em “Pagamentos” e “Doações”;
- escolha entre “fundos especiais à criança e ao adolescente” ou “fundos especiais aos idosos”;
- especifique o tipo de fundo (nacional, estadual ou municipal), Estado (nesse caso, Rio Grande do Sul) e a cidade;
- insira o valor que será doado, com base no disponível calculado pelo programa;
- imprima o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pague até o prazo final.