Imposto de Renda 2024: Veja como acessar a declaração pré-preenchida e quais seus benefícios
A temporada de declarações do Imposto de Renda 2024 se aproxima, com o início do período em 15 de março e encerramento em 31 de maio. A Receita Federal ainda não divulgou as regras para este ano, no entanto, já é possível se preparar para fugir de problemas com o Leão.
Os contribuintes que precisam declarar têm a opção de declaração pré-preenchida, sendo que ela proporciona maior praticidade no processo.
- [GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2024] Baixe o guia gratuito do Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, e veja como prestar contas com a Receita Federal, sem correr o risco de cair na malha fina.
Com ela, a declaração já vem com diversos campos preenchidos, sendo preciso apenas completar e realizar alterações conforme necessidade. As informações são obtidas com base em declarações de anos anteriores, além de informações prestadas por outras fontes, como o salário.
Além da facilidade, em 2023 quem optou por essa alternativa teve prioridade na restituição, o que pode se repetir neste ano. Também tendo como referência o ano anterior, a declaração pré-preenchida é liberada na abertura do período de declarações.
Como acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024?
Conforme a Receita Federal, o modelo pré-preenchido está disponível em todas as plataformas:
- programa IRPF para computador;
- aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares; e
- sistema e-CAC.
Basta selecionar a opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida” na tela de abertura e fazer o login gov.br. Após a autenticação do login, o contribuinte deve concluir a importação da sua declaração pré-preenchida.
Vale destacar que é preciso ter conta, no mínimo, nível prata para utilizar a declaração pré-preenchida. Além disso, é responsabilidade do contribuinte checar se todas as informações estão corretas.
Segundo o portal do Governo, para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
- Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
- Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;