Imposto de Renda 2024: Tem cartão digital internacional? Saiba como declarar
Os cartões digitais internacionais estão atrelados normalmente a uma conta no exterior, por isso, os contribuintes devem se atentar à necessidade de declará-los no Imposto de Renda deste ano.
Quem possui uma conta global, deve prestar atenção a alguns detalhes para saber em qual situação se enquadra para declarar ou não. São eles:
- A partir do momento que você possui uma conta em dólar, é necessário declarar. Mesmo que só a utilize para poupar em dólar ou para usar durante uma viagem, é necessário declarar a conta-corrente, caso ela tenha uma quantia maior ou igual a R$ 140.
- Aos que compram ações, ETFs e REITs, é necessária a declaração também. No entanto, vale lembrar que os investimentos possuem tributação na fonte, não sendo necessário o preenchimento do Carnê-Leão, apenas dos dividendos na própria declaração.
- Compras e vendas na bolsa em dólar acima dos R$ 35 mil em um mesmo mês será necessário o preenchimento do formulário GCAP (Apuração dos Ganhos de Capital).
Quer fazer sua declaração do Imposto de Renda sem dor de cabeça? Clique aqui e receba gratuitamente no seu e-mail o Guia de IR 2024.
- Já sabe se você precisa declarar o Imposto de Renda 2024? Confira no vídeo abaixo quem vai precisar prestar contas ao Leão da Receita Federal, com detalhes da tabela de alíquotas atualizada, faixa de isenção e mais:
Como declarar a conta-corrente no Imposto de Renda
É importante ressaltar que as empresas que fornecem contas internacionais não são obrigadas a enviar o informe de rendimento, como as demais instituições financeiras. Isso porque não são companhias sediadas no Brasil, mas as empresas Wise e Nomad enviam um relatório.
Para declarar a conta corrente internacional é simples, basta:
- Ao acessar a ficha da declaração, acesse a seção “Bens e Diretos”, depois clique em “Novo”.
- Preencha em “Grupo” o número 06 e “Código”, o número 0 01. Na localização escolher a que corresponde a sua conta;
- Na descriminação, informar o que constar no relatório;
- Não há necessidade de preencher agência e conta;
- Os valores a serem declarados devem estar em reais.
O contribuinte tem até o dia 31 de maio para declarar a sua conta corrente internacional.