Imposto de Renda 2024: Saiba como declarar BDRs (Brazilian Depositary Receipts)
A corrida para declarar os investimentos no Imposto de Renda 2024 está chegando ao fim. Mas, até o dia 31, ainda há tempo para você acertar as contas com o Leão. Entre os investimentos que devem ser declarados em 2024, estão os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), tipo de investimento que permite aos brasileiros se aventurarem no mercado exterior.
- O PRAZO FINAL DO IR ESTÁ CHEGANDO: Ainda não “se livrou” da declaração na Receita Federal? Clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia de IR para fazer a sua declaração o mais rápido possível.
Torna-se necessário declarar os investimentos em BDRs, quando o custo de aquisição for igual ou passar R$ 1 mil, no caso de recebimento de dividendos ou operações de venda.
Os BDRs possuem uma taxação de 15% em operações de swing trade e 20% em operações de day trade, sendo necessário pagar o DARF das operações ao longo do ano, caso tenha ocorrido lucro.
Para informar os rendimentos na declaração, é necessário procurar pela aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física do Exterior”; acessar a ficha “Renda Variável” e buscar por “Operações Comuns/Day Trade”; e informar os ganhos líquidos mensais com as operações realizadas.
Saiba como declarar BDR’s no Imposto de Renda 2024
- Após acessar o programa de declaração do Imposto de Renda, procure pela aba “Bens e Direitos”;
- selecione o grupo 04 (Aplicações e Investimentos e depois o código 04 – Ativos negociados em Bolsa no Brasil);
- insira o código “105 – Brasil” na localização;
- indique informações como CNPJ da empresa, nome da corretora e valor total do ativo;
- forneça os valores de “31/12/2022” e o total em “31/12/2023”.
O que acontece se você não declarar seu Imposto de Renda? Veja as consequências de arrumar problemas com a Receita Federal e prepare-se, pois a temporada de IR 2024 já começou: