Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: Quais documentos devem ser guardados após a declaração?

01 abr 2024, 10:00 - atualizado em 01 abr 2024, 10:00
Imposto de Renda 2024, Documentos, Receita Federal
Além dos comprovantes de pagamentos do IR, confira quais documentos devem ser guardados após realizar a declaração (Imagem: Pixabay/Canva)

O período para declarar o Imposto de Renda 2024 continua a todo vapor e é importante relembrar não somente as obrigatoriedades a serem feitas no pós, como também dicas que podem ser uma mão na roda ao investidor.

Em vista disso, o Money Times separou uma lista de quais documentos serão necessários guardar após a declaração e dicas importantes para que os documentos sejam guardados corretamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imposto de Renda 2024: Documentos

Além da cópia da declaração e comprovantes de pagamentos do IR, os contribuintes precisam guardar:

  • Comprovantes relacionados a bens e direitos;
  • Comprovantes de movimentações financeiras feitas no ano-calendário do imposto;
  • Recibos/comprovantes de despesas dedutíveis, como despesas médicas, hospitalares e educação;
  • Comprovantes de despesas com construção, ampliação ou reforma incorporadas ao custo de imóvel;
  • Notas fiscais para despesas com pessoas jurídicas e recibos de despesas com pessoas físicas;
  • Documentos suporte para apuração de ganho de capital na alienação de bens e direitos;

Como guardar os documentos?

Outra preocupação constante é a forma mais eficaz e segura de armazenar esses documentos após realizar a declaração. Isso porque, se não for feito de forma correta, podem acabar se deteriorando.

A autoridade que controla o pagamento de impostos no país, conhecida por Fisco, leva cerca de três meses para processar as declarações de Imposto de Renda. No entanto, o prazo oficial para a Receita Federal realizar esse processo é de cinco anos.

  • Já separou sua pasta? Confira a lista completa de todos os documentos e comprovantes necessários para declarar seu Imposto de Renda em 2024:

A primeira sugestão é transformar os documentos em formatos digitais, como PDF, Arquivo DOC do Word ou escaneá-los para o formato de foto em JPG ou PNG. Os documentos podem ser salvos em uma pasta na Nuvem, como, por exemplo: Google Drive, One Drive, Mega, entre outros.

É importante ressaltar que a senha dessa conta nuvem deve ser anotada em algum local de fácil acesso. Assim, o contribuinte poderá acessar esses arquivos sempre que quiser.

Já para os que preferem manter de forma impressa, a outra sugestão é guardá-los em pastas, caixas de plástico ou até mesmo em envelopes. Essa opção, no entanto, também exige atenção, para que o local de armazenamento seja adequado.