Imposto de Renda 2024: Operações em day trade sofrem com imposto “dedo duro”; saiba como declarar
Durante a reta final do Imposto de Renda de 2024, investimentos com day trade também devem ser declarados para a Receita Federal, incluindo informações como lucros e prejuízos.
A alíquota do imposto é de 20% sobre o lucro investido, independente do valor, e fica automaticamente sujeita à tributação, sofrendo com o imposto “dedo duro”.
- Imposto de Renda 2024: descomplique a sua declaração com a ajuda deste Guia de IR totalmente gratuito. É só clicar aqui para baixar.
O imposto recebe esse nome, pois é recolhido pelas corretoras mensalmente sempre que operações sujeitas à tributação são realizadas. Para movimentações no day trade, a alíquota do imposto é de 1% sobre o lucro.
- Já separou sua pasta? Confira a lista completa de todos os documentos e comprovantes necessários para declarar seu Imposto de Renda em 2024:
Saiba como declarar investimentos em day trade no Imposto de Renda
- Reúna dados das operações realizadas, incluindo CNPJ da corretora sob a qual as ações estão custodiadas;
- Acesse a ficha “Renda Variável” e procure “Operações Comuns/Day Trade”;
- Preencha os saldos mês a mês, relacionando as apurações mensais, e verifique se a alíquota prevista para o pagamento está corretamente calculada em “Imposto a Pagar”;
- Informe o valor pago anual em “Imposto Pago”, compensando os pagamentos em “IR Fonte no mês”.
Por
Giovanna Castro
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.